sábado, 14 de junho de 2014

Vinagreira

Vinagreira é um dos nomes populares do Hibiscus sabdariffa L. Planta arbustiva perene de até 3 metro de altura e pertence a Família Malvaceae.
Este hibisco não é o hibisco de jardim, conhecido popularmente como hibisco-da-china ou rosa-sinensis que possuem cor vermelha ou rosa. As flores do sabdariffa podem ser amarelo-pálidas, rosa-arroxeadas ou púrpuras. Os cálices se apresentam roxos avermelhados e carnosos e recobrem os frutos ovais onde estão as sementes.
Seus nomes mais populares são: hibisco, vinagreira, hibiscus, rosela, groselha, azedinha.

A vinagreira é originária da África e da Ásia e  adaptada ao nosso clima, suportando bem as temperaturas superiores a 21ºC, por isso desenvolve-se bem na Região Nordeste do Brasil.
Para obter bons frutos é necessário um solo bem drenado, profundo e com grande teor de matéria orgânica.
Os cálices da planta devem ser colhidos enquanto ainda jovens, tenros e suculentos, aproximadamente 10 dias antes do aparecimento das flores.

A planta é muito rica e versátil. 
As sementes possuem óleo e proteína.
Suas folhas tem vitaminas A e B1, aminoácidos e sais minerais. Podem ser consumidas em saladas cruas quando jovens e quando mais velhas podem ser usadas em sopas, juntamente com grãos como feijão ou cereais como arroz e ainda como refogados.
O sabor azedo do cálice vermelho é devido a presença de ácidos cítricos, tartárico, hibístico e málico. A vinagreira é muito usada na culinária para a fabricação de  vinhos e vinagres, sucos, doces, picles e geléias, também no preparo de chás.

Para sucos usa-se os cálices crus ou cozidos triturados no liquidificador juntamente com água, coado e adoçado à gosto.
Para geléias ou doces os cálices são cozidos com ou sem açucar
Para os chás os cálices devem ser secos à sombra ou usado in natura

O chá do cálice da flor contém:
Consideráveis quantidades de polissacarídeos e elevada concentração de flavonóides (protetores contra os radicais livres). 
É rico em cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A e C.
O hibiscus contém também fitoquímicos, altos teores de antocianinas, ácido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, além de boa quantidade de fibras alimentares.

O chá de hibiscus tem a fama de emagrecedor, porque como o chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética,  e auxilia na redução do colesterol ruim. Pode também contribuir para reduzir as taxas de glicose totais no sangue e lipídios, prevenindo o surgimento do diabetes tipo 2.

Uso do Hibiscus sabdariffa na medicina popular:
- anti-espasmódico,
- anti-inflamatório,
- redutor da hipertensão, 
-  é um antioxidante natural (combate ao envelhecimento) devido à presença de antocianina, classe dos flavonóides responsáveis pelo potencial antioxidante das frutas vermelhas.
- afrodisíaco, 
-diurético,
- laxante suave 
- auxiliar nas dietas de emagrecimento.
- problemas respiratórios, bronquites, gripes e resfriados,
- tratamento de  gastrite 
- afecções da pele.
- o chá  ajuda a diminuir a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite

Melhores benefícios dos fitoquímicos desta planta, podem ser obtidos ao consumir os cálices das plantas cultivadas sem aditivos químicos, pois a quantidade fitoquímica produzida está associada ao stress sofrido pela planta. Portanto, vegetais orgânicos - por serem menos protegidos - podem conter maiores quantidades desses fitoquímicos que tem poder de prevenção de doenças como é o câncer. 

As flores do Hibiscus sabdariffa são ricas em mucilagem, uma mistura complexa de polissacarídeos que se transforma numa fibra gelatinosa quando a água é adicionada por isso a facilidade de se transformar em geléia. (ver receita da geléia na postagem dia do limão).

A vinagreira é um ingrediente essencial para o preparo do cuxá, um molho da culinária maranhense, feito com gengibre, camarão seco, farinha de mandioca seca e pimenta do reino e costuma acompanhar o arroz de cuxá que é cozido em água e sal.


Nosso plantio de Hibiscus sabdariffa.








Geléia de Hibiscus

Chá de Hibiscus