Alimentos Nutracêuticos





"Que seu remédio seja seu alimento. Que seu alimento seja seu remédio". (Hipócrates - Pai da Medicna - 400 a.C.)


Os alimentos chamados de nutracêuticos são aqueles que têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças. O termo nutracêutico vem de “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde. É a medicina natural tratando da saúde das pessoas e prevenindo as suas doenças. Produtos nutracêuticos vegetais podem ser encontrados nas plantas cultivadas, invasoras, silvestres, aquáticas e marinhas, distribuídos nos diferentes órgãos da planta: flores, raízes, sementes e frutos. A alimentação natural é a farmácia, que trata da sua saúde mas, o que poucas pessoas sabem, é que substâncias que compõem determinados alimentos, chamados nutracêuticos ou funcionais, podem prevenir e até mesmo tratar de vários tipos de doenças.





RECEITAS NUTRACÊUTICAS



O pão essênio é uma tradição milenar. Feito com grão de trigo germinado e assado ao sol. Confira duas maneiras de fazê-lo.




Patê de Grão de Bico Homus



Para fazer homus deixe o grão de bico de molho durante 8 horas e germinando no ar por mais mais 8 horas. Retirar a pele de cada grão, isto é um pouco trabalhoso mas eu encaro como uma terapia, vale a pena. Depois desse processo, bater no liquidificador junto com os outros ingredientes. Pode-se adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de óleo de gergelim e sementes de gergelim trituradas e hidratadas para fazer um homus tahine (pasta de gergelim).



2 xícaras de grão de bico germinado

1/2 xícara de azeite de oliva ou óleo de gergelim
1 xícara de tomate cortadinho
1 xícara de salsão cortadinho
sal ou molho de soja daymaru
1 a 2 colheres de sopa de manjericão seco ou 1 xícara se for fresco. 1 a 2 colheres de sopa de suco de limão pimenta para dar gosto. 2 a 5 dentes de alho. Polvilhar com flocos de salsa fresca antes de servir. Serve 5 a 7 pessoas e combina maravilhosamente com o pão essênio.



Receitas da Oficina de Gastronomia Nutracêutica

Omelete Nutracêutico

- Ovos caipira
- Beldroega
- Bertalha
- Caruru
- Mitsuba
- Cabolinha
- Pimenta dedo de moça
- Oregano Francês
- Oro pro-nobis
- Sal a gosto


Modo de Preparo: Higienizar as folhas, picar e refogar com os temperos. Bater os ovos, temperar com sal a gosto. Untar a forma, misturar todos os ingredientes e colocar na forma.Assar em forno quente por aproximadamente 20 minutos ou até os ovos estarem cozidos.




Chutney de Maná- Cubiu

3 kg – Maná-Cubiu
30g - Gengibre
30 g - Pimenta dedo de moça
250 g - Açúcar Mascavo
2 folhas - Pimenta da jamaica


Modo de Preparo: Refogar o gengibre, a pimenta dedo de moça, a pimenta da jamaica. Acrescentar o açúcar mascavo e o maná- cubiu picado sem casca e sem semente. Cozinhar até o ponto de geléia. Retirar as folhas de pimenta jamaica.




Creme de Batata Doce Roxa

- Batata doce
- Sal e temperos a gosto


Modo de Preparo: Cozinhar a batata doce, descascar e amassar com a agua da cocção ao ponto de purê. Temperar a gosto.




Carpaccio de batata Yacon ao Pesto

-Batata Yacon in natura
-Azeite de oliva
- Manjericão
- Gengibre
- Limão
- Sal a gosto


Modo de Preparo: Em um liquidificador, bater as folhas do manjericão com azeite de oliva, gengibre, algumas gotas de limão e sal a gosto. Descascar e cortar a batata em lâminas finas e acrescentar o molho pesto por cima.




Maionese de Cara Aéreo

- Cará Aéreo
- Azeite de oliva
- Sal a gosto


Modo de Preparo: Cozinhar o cará, descascar e amassar. Colocar no liquidificador e bater com azeite de oliva (acrescentar aos poucos) até o ponto de maionese.




Lab Lab Salteado com Pasta de Amendoim

- Feijão Lab Lab
- Pasta de Amendoim
- Alecrim
- Pimenta
- Gengibre
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto


Modo de Preparo: Cozinhar o lab lab, descartar a primeira água. Continuar cozinhando até o ponto al dente. Em uma frigideira acrescentar o azeite e refogar o gengibre, a pimenta, o alecrim picado, o lab lab e acrescentar a pasta de amendoim.Mexer até ficar homogêneo.




Outras receitas:



Salada Verde funcional
Rica em clorofila, desintoxica, protege contra o envelhecimento e aumenta a imunidade.- 1 abacate maduro e firme –  - 2 talos de salsão picados 

-1/2 maço de agrião lavado e escorrido
- 2 tomates meio verdes cortados em fatias grossas
- 2 rabanetes ralados em ralo grosso
- 5 folhas de escarola lavadas e escorridas
 -2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Sal a gosto:
- Pimenta e folhas de manjericão fresco para decorar

Modo de preparo: Descasque o abacate e corte a polpa em pedaços. Forre uma travessa com folhas de escarola e agrião. Coloque no centro os outros ingredientes. Regue com o azeite, tempere com sal e pimenta. Decore com folhas de manjericão fresco.




Sopa de inhame com picão preto 

A planta é nutritiva, tem boa quantidade de ferro, cálcio e pró-vitamina A, é rica em fibras e pobre em calorias e gorduras.
-2 xícaras (chá) de folhas mais tenras e limpas de picão preto.
- Inhame cortados em cubos
- Um dente  de Alho
- Salsa
- Feno grego
- Grãos de coentro
- Cúrcuma e pimenta fresca 


Modo de preparo: Cozinhe inhame em caldo de sua preferência, pique-os em cubos e separe o caldo. Refogue o alho e junte uma xícara do caldo, as folhas de picão e os temperos. Deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o caldo restante - cerca de 3 xícaras,  o inhame picado e a pimenta picada (a gosto). Prove o sal e corrija. Serve 2 pessoas.


Chá de Cavalinha com abacaxi
A planta é desintoxicante
Ingredientes: 

1 litro de água
100 g de cavalinha (erva freca ou 50 gramas de erva seca)
Casca  de 1 abacaxi ou maçã (acrescente se quiser pedaços da fruta).


Modo de Preparo: Ferva água. Desligue o fogo e coloque a erva e a casca de abacaxi em infusão por aproximadamente 10 minutos. Sirva quente.