Nosso Pomar


NOSSO POMAR

Em construção...



Nosso Pomar na AFFESC

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1- GRUMIXAMA
Nome Botânico: Eugenia brasiliensis Lam
Família: Myrtaceae

É uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica, também chamada grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti e comixã.
Árvore de porte de 15 m de Altura, nativa das matas primárias da Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encostas suaves. Hoje é uma árvore rara, mas nós temos o privilegio de desfrutar dos deliciosos frutos de quatro exemplares que estão no pomar da AFFESC. Este ano elas foram generosas e colocaram para fora suas lindas e saborosas cerejinhas, primas das jabuticaba e irmãs das pitangas, que nos atraem "visual e paladarmente falando", atraindo também a avifauna e muitos insetos que se encarregam de perpetuar como espécies através da sabedoria da natureza.

Também chamadas de cerejas brasileiras, a grumixama frutifica justamente nos meses de novembro e janeiro e como árvores produzem uma quantidade muito grande dessas saborosas frutinhas. Para valorizar nossa biodiversidade aqui na Ilha não precisamos gastar fortunas com cerejas importadas do Chile na ceia de natal porque temos as nossas cerejas grumixamas em abundância. Podemos comê-las in natura ou em forma de geléia

Frutos: Arredondados, achatados nas extremidades, com casca lisa, sua cor vai de um roxo-amarelo-escura, quase Preta, manchada de vermelho na maturação. Polpa suculenta envolvendo duas sementes esbranquiçadas. Frutifica de novembro a janeiro.

Cultivo: Propaga-se por Sementes e adapta-se bem em qualquer tipo de clima e solo, resistindo bem à geadas. Possui rápido crescimento. É bastante cultivada para a produção de frutos saborosos e são consumidos principalmente ao natural. Possui 3 variedades: vermelho-escuro, amarelo e roxa (a Mais Doce).

Propriedades: Possui niacina, vitaminas B1 e Complexo B2, Vitamina C e flavonóides, contendo alto teor de substâncias antioxidantes.

Uso terapêutico: Xarope com casca e mel para tosse e expectorante, alivia dores estomacais. Fruta indicada como estimulante para o apetite, reanimadora, Combate inflamatções da boca, garganta e intestinos. O fruto é energizante, revitalizante e aumenta a excreção de urina.


Grumixameira no nosso Pomar (Jan/2014)

Árvore Generosa

Frutos abundantes

Frutos deliciosos

Tapete de frutos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 - JAMBO DO PARÁ
Nome Botânico: Syzygium malaccense L.
Família: Myrtaceae

É uma árvore de vida longa, nativa da Índia e da Malásia, não suporta lugares frios, oferece boa sombra e é bastante ornamental quando florida.

É bastante comum no Brasil, utilizada na arborização urbana na Região Norte. É de porte mediano, de até 20 m de Altura, de copa em forma de pirâmide, com densos ramos, tronco reto, de casca clara.
Possui vistosas flores de cor rosa, de 04 pétalas com numerosos e longos estames, afixadas diretamente nos galhos.

O fruto tem forma de pêra, de casca fina e polpa branca, suculenta, crocante, comestível e levemente adocicada, dotado de uma única Semente. É vermelho quando maduro e tem aproximadamente 7cm de comprimento. Floresce entre os meses de agosto-fevereiro e seus frutos amadurecem no período de janeiro-maio.

O fruto é consumido cru, sendo recomendado para compor saladas. Na Ásia faz-se conservas picantes com o fruto e em Porto Rico, vinho de jambo.
O uso medicinal nos países de origem prevê mascar as folhas ou ingerir uma infusão das folhas maceradas, ou das cascas, para combater infecções da boca, da garganta e estômago, tosse, bronquite e prisão-de-ventre. Sua seiva tem propriedade secativa e os preparados das raízes trazem alivio em coceiras e inchaço, bem como, tratam disenteria.

No Brasil, além de muitas dessas funções, os medicamentos a base de jambo ainda combatem a diabetes, o catarro, a dor de cabeça e a enxaqueca.

O jambo é uma boa fonte de nutrientes. A polpa contém 28% a 85% de umidade. A casca é rica em fibras, Vitamina C e antocianinas.



Pé de Jambo

Flores

Lindas Fores

Tapete de Flores

Frutos
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3- GROSELHA DO CEILÃO ou DOVIALIS
Nome Botânico: Dovyalis hebecarpa (Gard)
Família: Salicaceae (Antiga Flacourtiaceae)


A árvore é pequena, chegando a 6 m de altura, arbustiforme, endêmica do Sri Lanka (Ceilão Antigo). A copa é esparramada e os ramos velhos se armam de espinhos robustos e afiados, suas folhas são lanceoladas, de cor verde-pálidas, possuindo pecíolo e nervura principais de um rosado escuro, mais evidenciados na face inferior.

A planta se adapta bem os regiões quentes e úmidas. Aos poucos o Brasil tem começado a dar valor a essa fruta por conta fazer seu rápido crescimento, e com uma média de três anos ela já está frutificando.

Suas flores são pequenas, verde amareladas, que aparecem nas diversas ocasiões durante o ano. Conquanto algumas plantas produzam ocasionalmente flores perfeitas, o mais comum são indivíduos com sexo separado e que, por isso, precisam ser plantados próximos. Suas flores estaminadas e pistiladas se dispõe em cachos umbeliformes nas axilas dos ramos. A propagação é por sementes, que são pequenas e necessitam ser plantadas em saquinhos plásticos com cobertura. No Brasil a fruta é conhecida por esfregadinha, pois se costuma friccionar o fruto na palma da mão para eliminar ou minimizar a irritação que seu suco pode causar na garganta.

Os frutos são pequenas bagas redondas, de tamanho, forma e consistência de groselhas, com 2-4 cm de diâmetro. A casca do fruto tem textura aveludada, de cor difícil de identificar, azul passando por, marrom, roxo com pontos amarelados. Sua aparência se assemelha a uma groselha, uma grumixama ou um grão de uva. Internamente sua polpa é de cor púrpura com muitas sementes. Possuem sabor agradavelmente cítrico (ácido) e levemente adocicado que dão origem magnificas geléias e conservas.

Os frutos São riquíssimos em Vitamina C, Ferro, Fósforo, Vitaminas B1, B5, caroteno e riboflavina. 

Uma pesquisa realizada na Unicamp identificou a presença de 10 Antocianinas e 26 gcarotenóides na groselha do Ceilão.

A frutificação ocorre entre a primavera e no início do verão.


Nossa árvore abençoada e produtiva

Apesar da frutificação ocorrer entre a primavera e o Verão,
 a nossa groselheira está em plena produção no mês de julho (2014)

Frutos

Polpa púrpura

Nossa colheita
Existe outra Dovialis chamada de Campari, que tem cor e sabor adstringente como o damasco, é a Dovyalis absyssinica.



Fonte: Enciclopédia Agrícola Brasileira


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4- GOIABEIRA SERRANA OU FEIJOA
Nome Botânico: Acca sellowiana
Família: Myrtaceae

É uma árvore genuinamente brasileira, nativa do sul do nosso país, mais conhecida na Região Serrana e tem vários nomes populares como: goiaba-crioula ou serrana, goiaba-abacaxi ou ananás, araçá-do-rio-grande e em Inglês é denominada de fig goiaba ou goiabeira serrana. 

Segundo o Agrônomo Onofre Nodari Rubens, Doutor em Genética e Diretor Pesquisador da feijoa no Brasil, da Universidade Federal de Santa Catarina, é uma espécie qua ainda não está bem adaptada ao cultivo doméstico e comercialmente ainda não é muito viável pois os frutos resistem no máximo de 2 a 3 Semanas armazenados; porém, estudos e melhoramento genético estão possibilitando devolver mudas melhoradas para alguns agricultores gaúchos dos municípios de Ipê e Antônio Prado (RS) que já cultivavam essa espécie, proporcionando uma iniciação no plantio para fim comercial, com o objetivo de contemplar o mercado brasileiro, uma vez que a fruta já é conhecida na Europa e EUA, advinda de outros países que já a cultivam e comercializam, como é o caso da Nova Zelândia. 

A feijoa não é viável para largas plantações pois a fruta mesmo estando madura permanece com a casca de cor verde e só se sabe se está pronta para a colheita quando ela se solta do pé, Sendo para isso, necessário uma apalpação manual, uma tarefa trabalhosa mas que para o pequeno agricultor pode ser bem rentável uma vez que o mercado apresenta um bom preço para a comercialização. 

Do ponto de vista nutricional e de saúde, o fruto de casca verde e polpa branca e tenra, é um alimento funcional e possui alto teor de iodo que é necessário para o bom funcionamento metabólico do organismo através da glândula tireóide, bem como, fósforo, magnésio, calcio e Sódio. 

O potássio na feijoa está em grande quantidade e é elemento de suma importância no combate às cãibras e fortalecimento muscular. 

Por possuir muita vitamina C é considerada excelente antioxidante e antimicrobiana. 

Sugerem os japoneses através de pesquisas, que essa fruta pode ser uma aliada importante no tratamento e na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças auto imunes, como é o caso do lúpus ou da esclerose múltipla, por exemplo. Essa comprovação veio de um teste onde foi utilizado a polpa da fruta natural e uma versão in vitro digerida e, nos dois casos, a presença de polifenóis da feijoa reduziram a secreção de TGF-beta pelo intestino, proteína essa que é normal em todo o nosso organismo, porém uma secreção em demasia é associada ao crescimento de células cancerígenas ou cancerosas. 

Essas pesquisas asseguram que a fruta tem o poder de modular a imunidade intestinal, sendo que o intestino junto ao sistema imunológico, evita os agentes nocivos, microorganismos patogênicos ou corpos estranhos (Antígenos) e o estresse fisiológico ou psicológico, que ocasionam danos à saúde. 

A feijoa florida é de uma magia ímpar, atrai muitos insetos e pássaros, estes ultimos se alimentam das pétalas branco rosadas, carnosas e adocicadas, alimentando inclusive a sua ninhada de filhotes. Essas flores também fazem parte do cardápio humano nas saladas como decorativas e nutricionais. 

Pelo porte médio e beleza de suas flores, bem como, a atração de diversas espécies de pássaros, mesmo com crescimento lento é interessante o uso dessa espécie em arborização urbana, jardins ou em quintais.

As flores reúnem-se em inflorescências variadas, 
com 4-5 sépalas, 4-5 petalas, brancas, efêmeras, 
com numerosos estames e ovário ínfero  (out / 2014)

Fruto Tipo baga, com varias sementes

Nossa lindinha florida em out/2014


Goiabeira da Serra no pomar da AFFESC