quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sabão de Óleo Reciclado

Você sabe o que aquele simples resto de óleo utilizado para fritar alimentos em nossa casa pode causar ao meio ambiente se jogado no ralo da pia, na descarga do banheiro ou até mesmo no solo?

O Ácido graxo saturado, mais conhecido como óleos comestíveis, de procedência vegetal e animal, em contato com a natureza pode levar muitos anos para ser reabsorvido, prejudicando o lençol freático, inviabilizando a água potável de toda a região e contribuindo para a formação de focos pútridos de matéria em decomposição, causando mau cheiro pela produção de gás metano.
O óleo que é jogado no ralo da pia ou na privada vai se dispersar numa camada fina sobre a água e esta camada vai impedir a transferência de oxigênio na interfase ar-água, causando um impacto terrível na cadeia alimentar dos animais aquáticos e na potabilidade desta mesma água, sendo que com o tempo permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico.
Se não houver um sistema de tratamento de esgoto, esse óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e represas, causando danos à fauna e flora aquática e terrestre também, fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, além de agravar o efeito estufa.
Segundo Josenildes Gomes, engenheira química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para cada litro de óleo descartado incorretamente, 10 mil litros de água são contaminados.

Para ajudar a preservar o meio ambiente, o CEAFFESC (Centro de Educação Ambiental da AFFESC), transforma em barras de sabão, todo óleo usado, resultante da coleta nos apartamentos que são locados pelos associados da AFFESC, também recebe óleo usado do restaurante da Sede e de terceiros que entregam espontaneamente no local.

No dia 17 de julho foi realizado uma produção e o resultando do trabalho pode ser visto nas fotos, sabões lindos e sustentáveis.



Faça você também.

RECEITA DO SABÃO DE ÓLEO RECICLADO

1- Material

- Água fervida ( 2 litros )

- Soda Cáustica ( 1 kg )

- Óleo reciclado e filtrado ( 5 litros )

- Amaciante (1 copo americano )

-Embalagem compatível ( Balde de Plástico )

-Pá de madeira

-Panela para ferver a água

2- Procedimento

Parte I – Colocar a soda Cáustica num balde, acrescentar a água bem quente , mexendo devagar e com cuidado até derreter bem a soda. Acrescentar devagar o óleo já filtrado sobre à água e homogeinizar bem. Acrescentar o amaciante.

O segredo para dar o ponto é mexer bem, durante 30 a 50 minutos.

Parte II – Colocar o sabão bem espalhado em uma embalagem compatível de plástico e deixar secar por 24 horas.

Parte III – Cortar em pedaços retangulares grandes e enrolar com plástico tipo filme.

Validade: 12 meses



Tenha uma alimentação saudável e ajude o meio ambiente a se regenerar. 
Evite se alimentar com frituras, coma alimentos assados, frutas e legumes.
Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania. O CEAFFESC apoia e incentiva essa atitude.