sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bardana


Nome Científico: Arctium lappa, deriva do grego "arctos" (urso) e "lambanô" (eu tomo), em alusão ao aspecto peludo que apresenta.
Família botânica: Asteraceae

Nomes populares: Bardana, botões de mendigo, gobô

Origem ou Habitat: Originária da Eurásia e difundida na América. Prolifera em baldios, bermas de caminhos, e próxima de zonas habitadas.

Partes usadas: Toda planta

Princípios ativos: Inulina ( polissacarídeo ), óleo etéreo, fitosterina, ácido caféico, mucilagem, terpenos, taninos e sais minerais.

Uso popular: Poderoso para fazer uma desintoxicação no organismo. Tem a propriedade de eliminar metais pesados, fazendo 
uma limpeza geral no corpo
Para quem tem febre, esquentar as folhas da Bardana em óleo de confiança, banha, óleo de coco ou manteiga e colocar em cima da cabeça fazendo compressa.
As folhas são utilizadas em cataplasma para diversas doenças de pele em razão de sua ação bactericida.
Atualmente estudos científicos comprovam suas propriedades antissépticas.
Também são difundidos seus poderes para picada de insetos e aranhas por sua atividade de acalmar a dor (ação anestésica ) e evitar a tumefação do local (ação anti-inflamatória ).
A bardana é utilizada também na culinária, podendo ser encontrada em algumas feiras livres, embora ainda não tenha sido muito difundida. No Japão é mais utilizada que a própria cenoura na culinária do dia-a-dia. A raiz é utilizada em sopas, para comer como verdura, refogada junto com arroz,
Também é utilizada em produtos de cosmética com propriedades e empregos terapêuticos: adstringente, emoliente, remineralizante, suavizante, antiinflamatória, anti-séptica (bactericida e fungicida), antiacne, anti-comedogênico, hidratante. Usado em preparações para psoríase, prurido, furunculose, seborréia, ulcerações e queda de cabelo
.


**Dica de uso para fazer uma limpeza geral no organismo: Tomar chá das folhas três vezes ao dia, durante 15 dias. Esperar o espaço de 7 dias sem tomar. Voltar a tomar o chá por mais 15 dias.


Kinpira Gobô, receita da culinária japonesa a base de bardana

Ingredientes:

-2 raízes de bardana média (gobô)

-1 cenouras, descascadas e cortadas em tiras curtas e finas 
-1 1/2 colher de sopa de mirin(vinho de arroz)
-1 colher de sopa de açúcar 
-1/2 colher de sopa bem
-1 colher de sopa de molho de soja 
-1 colher de chá de sementes de gergelim 
-1 1/2 de sakê-2 colheres de chá de óleo vegetal 

Preparação:
Levemente raspar a pele da raiz de bardana e cortar em finas. Mergulhar as tiras de bardana em água por um tempo e escorrer bem. Aquecer o óleo vegetal em uma frigideira, fritar a bardana por alguns minutos e adicionar as tiras de cenoura.  Adicionar sakê, mirin e açúcar e deixar até o liquido esgotar. Temperar com molho de soja e fritar bem. Desligar o fogo. Polvilhar com as sementes de gergelim.

Rendimento: 4 porções.