sexta-feira, 29 de maio de 2015

O equilíbrio hormonal feminino e as plantas medicinais

Coincidentemente, ou não, o assunto escolhido para a roda dessa quinta-feira, para o debate  no Grupo de Estudo sobre Plantas Medicinais, foi "O equilíbrio hormonal feminino e as plantas medicinais", que caiu exatamente no Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. 

A palestra, que foi ministrada pela Farmacêutica, Pós-Graduada em Plantas Medicinais,  Viviane Corazza, e pelo Professor e Ambientalista, Alésio dos Passos, destacou sobre como amenizar esses desequilíbrios hormonais. O parceiro e também fundador do Quinta das Plantas, Alésio, ressalvou a importância do conhecimento popular sobre as plantas medicinais, a história, a cultura, e afirmou que as vivências não podem ser esquecidas e que são tão importantes quanto a pesquisa científica. 

Nessa onda mágica de sincronia, seguem abaixo informações e dicas para esses seres tão especiais. 


VOCÊ ESCUTA O QUE SEU CORPO FALA?

O organismo feminino, em determinados períodos da vida, pode sofrer sintomas bastante desconfortáveis. Os estágios da puberdade, início do ciclo menstrual, maternidade e a menopausa, envolvem alterações e adaptações fisiológicas, neuro-endócrinas e emocionais. 

 Alimentar-se com nutrientes apropriados 
e o uso de alguns produtos naturais específicos 
podem facilitar a travessia destas mudanças.



Tensão pré-menstrual (TPM):
Causas da TPM- desequilíbrio emocional, nutricional, falta de serotonina (alegria e bem-estar). É um momento sensível e importante da mulher, que nem sempre recebe sua devida atenção. O sistema reprodutivo é, sem dúvida, responsável por um enorme número de mudanças e de doenças no corpo feminino. As pesquisas confirmam que 99% dos casos de TPM são resultado do desiquilíbrio nutricional. 

MENOPAUSA
Este período chamado de menopausa, representa a queda das taxas dos hormônios sexuais. Na menopausa, há o término dos ciclos menstruais e ovulatórios nas mulheres de 45 a 55 anos de idade.
Existe tratamento para amenizar esses sintomas desagradáveis que consiste na ingestão de grãos, cereais e outros alimentos que possuam uma composição benéfica para combater os efeitos desagradáveis da menopausa, evitar a osteoporose e até prevenir o câncer. 


SAIBA  MAIS SOBRE OS ÓLEOS VEGETAIS:

O princípio da utilização do óleo como veículo vem da ideia de que a pele é o maior órgão do nosso corpo e somos receptivos a tudo o que entra em contato diretamente conosco. 
Os óleos além de nutrirem e hidratarem os níveis mais profundos da pele, atuam também nos diferentes tecidos, muscular, ósseo, nervoso - por isso devemos estar atentos e conscientes aos produtos que passamos em nosso corpo.  
      
Óleo de Prímula: É rico em ácido linolênico, um ácido graxo essencial, extraído das sementes da planta, excelente para o nosso organismo e que não é produzido naturalmente pelo nosso corpo. Tem ação anti-inflamatória e também substâncias que regulam os hormônios femininos. Atenua os sintomas da TPM, incluindo alteração no humor, inchaço e dor nas mamas.

Óleo de Borragem: É um dos óleos mais saudáveis da natureza, é obtido das sementes da planta, e conhecido por ajudar a beleza interna e externa. É fonte de muitos ácidos graxos essenciais, importantes para manter a estrutura celular da pele, como fonte de prostaglandinas, precursores de hormônios que regulam diferentes funções do nosso corpo.  


ALIMENTAÇÃO: Confira abaixo alguns alimentos e nutrientes com excelentes propriedades para a reposição hormonal natural.


Linhaça:
Comer na forma triturada para receber o valor nutricional;
Deixar de molho na água e após consumi-la para o bom funcionamento do intestino;

***Não adianta utilizar óleos vegetais sem estar com o intestino em bom funcionamento, o primeiro passo é alimentar-se de uma forma nutritiva e posteriormente fazer o uso desses óleos.


Inhame: 
É um dos alimentos nutricionais mais eficientes que se conhece. Elimina muitas impurezas do sangue através da pele, dos rins e dos intestinos. Ajuda a regular e normalizar os desequilíbrios emocionais.
-reforça as defesas do organismo;
-possui ação anti-inflamatória;
-ameniza sintomas da TPM e da Menopausa;
-impede o acúmulo de toxinas e combate os radicias livres;
-rico em betacaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro e magnésio;
-ajuda a baixar o nível de colesterol e de pressão;
-aumenta a fertilidade.

O Inhame, alimento que imita o hormônio feminino, não é indicado para comer "in natura", somente na forma de cozida ou ingeri-lo na forma de alcoolatura. Considerado o alimento da mulher, o ideal seria incluí-lo nas refeições, pelo meno uma vez por semana.



PLANTAS MEDICINAIS/ALCOOLATURAS:

Composto TPM = Melissa, Mil-folhas e Alfavaca-anizada.
  • Melissa (Melissa officinalis): atua como relaxante e tem ação calmante no organismo;
  • Mil-folhas (Achillea millefolium): combate as dores de cabeça, e musculares;
  • Alfavaca-anizada (Ocimum selloi benth): contra gases, cólicas e inchaço, na forma de chá ou alcoolatura atua como um ótimo digestivo.
Composto MENOPAUSA= Amora branca e Inhame
  • Amora Branca (Morus alba): É conhecida como a planta reguladora dos hormônios, atua nos sintomas da menopausa como secura cutânea, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calorões, dor de cabeça, diminuição da libido, dificuldades para dormir, depressão, problemas urinários. 
  • Inhame (citado acima, ameniza sintomas da TPM e Menopausa).

Contra CALORÕES = Erva-colégio
  • Erva-colégio (Elephantopus mollis kunth)

Dicas de livros:



 
Plantas medicinais em casa. A ajuda mais natural para cada ocasião, María Tránsito López e Carlota Máñez.

NA PRÓXIMA SEMANA NÃO TEREMOS ENCONTRO DO GRUPO QUINTA DAS PLANTAS DEVIDO AO FERIADO DE CORPUS CHRISTI!!! NOS ENCONTRAREMOS NOVAMENTE DIA 11/06 E RETOMAREMOS SOBRE A PLANTA MEDICINAL MITSUBA...ATÉ LÁ!!! 


Curta nossa página e acompanhe todos os nossos projetos: