sexta-feira, 19 de junho de 2015

Melissa x Capim-limão: variedades e diferenças


Nem as baixas temperaturas, o vento gelado, e o tempo chuvoso foram capazes de espantar alguns corajosos participantes do grupo de estudo sobre plantas medicinais, Quinta das Plantas. A paixão pelo conhecimento, pela troca de experiências falou mais alto e acalorou a todos. A tarde de ontem foi de esclarecimentos, e como sempre, de aprendizado, e trouxe ao debate os pontos comuns e as diferenças entre a Melissa e o Capim -limão, como também, suas variedades,  e é claro toda a confusão causada entre essas plantas medicinais de aspectos e com ações parecidas. 

Nome Popular: Capim-limão, erva-cidreira, capim cheiroso, capim santo, capim cidreira, cidró brasileiro
Nome Científico: Cymbopogon citratus
Algumas Características: folhas de mais de 1 cm de largura por até 80 cm de cumprimento, que liberam forte aroma de limão ao serem amassadas.
Usos: é amplamente cultivada em todas as regiões tropicais do mundo, incluindo o Brasil, suas folhas são comestíveis, principalmente na forma de condimento. As folhas são tradicionalmente usadas para chá quente ou gelado. Mas, como toda planta aromática e condimentar, não dever ser usada todos os dias e em doses cavalares.  
Propriedades: Antimicrobiana, calmante, espasmolítica (reduz contrações musculares involuntárias), analgésica (reduz a dor), febrífugo (combate a febre), sudorífico (faz suar), diurético (faz urinar), estimulante estomacal.
Segundo a Farmacêutica, Pós-Graduada em Plantas Medicinais, Viviane Corazza, a diferença entre o “Capim-limão brasileiro” e o “Capim- limão africano” é de que a primeira espécie possui mais óleo essencial e tem mais resistência ao frio, já a segunda enferruja mais no inverno, época na qual ela precisa ser refeita e adubada após o seu período de “dormência”.
                           
                        Fonte - Livro: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, Harri Lorenzi

Muito cuidado para não levar a Citronela por Capim-limão:

Nome Popular: Citronela, Capim-citronela, Cidró-do-Paraguai, Citronela-de-Java e Citronela-do-Ceilão. 
Nome Científico: Cymbopogon winterianus 
Algumas características: A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão (Cymbopogon citratus). Difere deste apenas pelo aroma, que é suave, com perfume de limão, ao contrário da citronela que é bastante forte, talvez até um pouco enjoativo.
Usos: Uma das formas tópicas da Citronela é o Óleo de Citronela, que é um repelente de insetos natural e de origem vegetal,
Propriedades: Ela contém grandes quantidades de óleo essencial Citronelal, responsável por suas utilizações repelentes.



                
Nome Popular: Erva-cidreira brasileira, salva-do-Brasil, falsa-melissa, salva, alecrim-selvagem, falsa cidreira, falsa sálvia.

Nome Científico: Lippia alba
Usos: Indica seu uso como fitoterápico como expectorante nas tosses causadas por gripes e resfriados.
Propriedades: É tradicional seu uso como chás na medicina caseira também como calmante e analgésico.


Nome Popular: Cidreira, erva-cidreira, cidreira-verdadeira, melissa, cidrilha, citronela-menor, erva-luísa, salva-do-brasil.
Nome Científico: Melissa Officinalis
Algumas características: Nativa da Europa e Ásia e cultivada no Brasil.
Usos: As suas folhas e inflorescências são empregadas nas formas de chá, de preferência com a planta fresca.
Propriedades: tem ação calmante nos casos de ansiedade e insônia e combate também a gripe e a bronquite crônica.



Nome Popular: Erva-cidreira, cidró, cidró-pessegueiro, cidrão, erva-luísa, cidrozinho.
Nome Científico: Aloysia triphylla
Algumas características: Nativa da América do Sil, provavelmente do Chile e cultivada no Sul do Brasil.
Usos: é cultivada e, jardins e hortas domésticas no sul do país, principalmente para fins medicinais, apesar de ser ocasionalmente empregada na culinária como condimento para temperar saladas e recheios.
Propriedades: Ação sedativa branda, reduz a febre e alivia espasmos, especialmente os do sistema digestivo.

                                                  Fonte - Livro: Plantas Medicinais No Brasil, Harri Lorenzi