sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Compartilhando

No encontro de quinta-feira fomos agraciados com uma aula interativa coordenada pelo Prof. Alesio com participação da Viviane, farmacêutica responsável pelo nosso laboratório que agora é parceiro da Pastoral da Saúde.

Foi uma tarde super agradável e descontraída com muitas troca de conhecimento e todos puderam se "exibir" um pouco contribuindo com seus saberes.
O tema principal girou em torno de plantas alimenticias não convencionais, uma vez que, estavam presentes pela primeira vez no grupo, várias estudantes do curso de Nutrição da UFSC.
Temos no nosso horto uma variedade incrivel de plantas, inclusive exóticas, o que o tem tornado um espaço de referência em variedades medicinais em Florianópolis. 
Cito aqui algumas plantas alimenticiais não convencionais e nutracêuticas que foram estudadas no nosso encontro: Beldroega, Jambú do Pará, Ora-pro-nóbis, Capuchinha, Bertalha, Mitsuba, Shisô ou Perilla, Dokudame, Hortelã, Calêndula, entre outras. 

Quero reproduzir aqui as palavras da Édina, coordenadora do grupo, sobre a importância da contribuição que cada um faz quando por aqui passa ou aqui permanece. 
Temos um exemplo bacana de um casal de idosos, japoneses, que eram agricultores no Japão e estão no Brasil a pouco tempo, mal sabem falar o português mas eles estão religiosamente todas as quintas no nosso grupo, ensinando e aprendendo conosco. Nesse encontro eles trouxeram um presente, uma caixa cheia de mudinhas para fazerem parte do nosso horto, uma caixa que veio no ônibus carregada de boa vontade e disposição, pois eles moram na Vargem Pequena e não possuem carro. Um fato legal dessa história é que no meio dessas plantas, estavam duas mudinhas de Melão de São Caetano que germinaram das sementes de um fruto que nossos amigos levaram daqui da AFFESC e agora estão devolvendo às suas origens em forma de vida verde. 
A atitude desse casal é um exemplo para que tomemos consciência sobre a função desse espaço e que ele realmente se torne um ambiente de trocas e compartilhamento e não seja apenas um lugar onde as pessoas chegam só para pegar, levar alguma coisa, ou que só estejam aqui quando tem uma oficina interessante ou algo que possam receber, mas sim que possam contribuir também.
Isso tem um significado enorme para o nosso trabalho, pois muitas vezes as plantas do horto morrem e perdemos os exemplares e muitas mudas e sementes que são levadas daqui se perpetuam em novas terras e com essa troca podemos recuperar espécies e variedades que daqui sairam ou que podem voltar por mãos de outras pessoas que aqui chegam e também deixam uma contribuição para a história desse belo trabalho de dedicação e amor. 

Agradecemos e esperamos que muitas pessoas iguais aos "japinhas" possam colaborar para que esse trabalho cresça, multiplique e dê bons frutos para que muitos possam usufruir!


Sugestão de leitura: Livro Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) no Brasil -
Autor Harri Lorenzi - Editora Plantarum



Édina abrindo a caixa de presentes

Nossos queridos japinhas

Caixa de Presentes 

Grupo

Prof. Alesio se "exibindo"

Beldroega, uma planta expontânea. rica em ômega 3, vit. C e B