quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ora-pro-Nobis

Nome botânico: Pereskia aculeata Mill.

Família botânica: Cactaceae

Nomes populares: ora-pro-nobis, carne-vegetal, proteína-vegetal, carne-de-pobre.

O nome científico Pereskia, é uma homenagem ao cientista francês Nicolas Claude Fabri de Pereisc, e o nome aculeata significa, espinho, agulha, devido aos acúleos dos frutos da planta.

É uma planta de origem das Américas Central e do Sul.

O nome popular ora-pro-nobis, significa em latim “rogai por nós” e tem uma lendária história dos tempos do ciclo do ouro, no Estado de Minas Gerais, na antiga Vila de São José, hoje as cidades de Tiradentes, Ouro Preto, Sabará e São João del-Rey. Por aquelas bandas havia padres europeus que plantavam no entorno das Igrejas um certo tipo de planta forrada de espinhos, fazendo com elas uma cerca viva. 

Em pouco tempo se tornaram conhecidas as propriedades alimentícias desta planta, das quais, as pessoas passaram a consumir as folhas como mistura na alimentação diária, principalmente a população menos abastada do local, fazendo com que ficasse conhecida como carne dos pobres, inclusive devido ao seu teor de proteínas. 
Os padres estavam sempre de olho nas cercas vivas para que não fosses desfolheadas pela população esfomeada, O único momento que os padres não podiam vigiar as plantinhas era durante os sermões da missa e que era rezada em latim, esse era o momento em que os pobres comilões aproveitavam para fazer sua colheita nas cercas das igrejas. 
Durante o sermão, na ladainha, a frase em latim era repedida – ora pro nobis – servindo de deixa e de nome ideal para o alimento recém-descoberto. 
A ladainha de todos os santos estendia-se por longos minutos dando tempo suficiente para uma boa colheita. 

Essa planta já foi pesquisada em 1974, pelo professor José Cambraia da universidade federal de Viçosa- MG, mas não se tornou muito conhecida. Felizmente essa realidade começa a mudar depois de pesquisas feitas pela Engenheira de Alimentos Criatina Y. Takeite da UNICAMP- SP, revelando que o Ora Pro Nobis apresenta qualidades nutricionais que podem reduzir a incidência de muitas doenças e melhorar a saúde pública reduzindo os custos governamentais nessa área.


Segundo as pesquisas da UNICAMP:

A planta contém cerca de 4 vezes mais vitamina C que a Laranja. Em 100 gramas de folhas frescas tem 185mg de vitamina C. 
As folhas são muito ricas em cálcio, magnésio, manganês, potássio, ferro e zinco (o zinco é responsável por milhares de funções celulares e sua deficiência baixa a imunidade). 
Pela sua riqueza em calcio e ferro é indicado para osteoporose e anemia. 
O que mais surpreendeu na pesquisa da UNICAMP, foi o conteúdo de ácido fólico, muito importante principalmente na gestação. 
As proteínas da planta contém todos os aminoácidos essenciais: 8 para os adultos e 9 para as crianças. Apresentou uma quantidade de Triptofano bastante elevada, pobre na maioria dos vegetais. Esse aminoácido é responsável pela síntese de serotonina, neurotransmissor que pode melhorar o humor das pessoas e a capacidade de relaxamento, reduzindo estados depressivos, melhorando o sono e consequentemente revitalizando todas as funções orgânicas.

As pesquisas também indicam que a ora-pro-nobis é rica em fibras e betacaroteno. 
O uso da planta pode auxiliar na redução dos problemas cardiovasculares e câncer, fortalecer o sistema imunológico e reduzir problemas de depressão. 

Apresentando todos esses componentes e sendo uma planta de fácil cultivo, considerada inclusive uma "praga" em certos lugares, é recomendado e possivel o seu uso na alimentação de escolas, hospitais, creches e asilos, melhorando a saúde e qualidade de vida de milhares de pessoas. 


As flores são melíferas e de uma beleza ímpar e podem ser consumidas como saladas.


As folhas são as mais consumidas em refogados, sopas, saladas e massas de pães.


Os frutos também são comestíveis, chamados nos Estados Unidos de Barbados Gooseberry.



Outra espécie Pereskia grandifolia Haw, também é usada na culinária, porém suas folhas são maiores e tem sabor mais amargo e suas flores são de cor rosa.




Fotos: Horto da AFFESC
Frutos das nossas Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata)
Nossa cerca viva de Ora-pro-nobis