segunda-feira, 27 de junho de 2016

Oficina de Vinhos Medicinais

“O bom vinho alegra o coração dos Homens”  Sagrada Escritura

     A Videira é uma planta trepadeira da família das Vitaceae que agrupa cerca de 600 espécies. A partir das suas frutas, as uvas, se produzem os vinhos. Os romanos denominavam "Vitis" a vinha, ou seja, vida, porque “o vinho restaura os espíritos vitais dissipados e conforta, repara, aumenta e fortalece o calor natural considerado como principal instrumento da vida”.
     As mais antigas vinhas cultivadas no mundo foram encontradas na Geórgia, na região do Cáucaso, e datam da Idade da Pedra. Cientistas acreditam que esses são os primeiros indícios de viticultura, ou seja, de um plantio organizado feito pelo homem. Acredita-se que os vinhos tenham surgido também nesse período, apesar de as primeiras prensas e outros equipamentos vitivinícolas terem sido encontrados na Armênia em 4.000 a.C.
     
Afresco encontrado em tumba egípcia
representando o  cultivo de vinhas e
 armazenamento do vinho.
Um estudo realizado por pesquisadores do Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pensilvânia descobriu que os antigos egípcios misturavam ervas e resinas ao vinho de uva para fins medicinais. Um teste feito com uma das 700 jarras enterradas com Scorpion I em sua tumba Abydos, em cerca de 3100 a.C., confirmou que o objeto continha vinho, além de resinas de árvores, que eram utilizadas para prevenção e tratamentos, e outras ervas, como menta, bálsamo, sorgo e coentro.

      Hoje sabe-se que o vinho tinto, devido às substâncias antioxidantes que contem, é um exterminador implacável dos radicais livres, esses minúsculos átomos ou moléculas que atacam as estruturas celulares e as destroem pouco a pouco. Se consumido com moderação o vinho é saudável, ao adicionar essência de plantas mais saudável se torna. O vinho medicinal é a junção da casca, das flores e das folhas das ervas que irão enriquecer o líquido onde se misturam. 
     
Siga a advertência do provérbio: " Três copos de vinho mandam embora (em boa hora) os espíritos, mas com o quarto, eles voltam". Com o vinho medicinal acontece o mesmo, só se deve beber um copinho a cada refeição ou fora dela consoante for o caso. Muitas vezes, nem mesmo um copo mas uma colher ou duas de sopa. 
     
Mais uma vez com o intuito de resgatar a sabedoria popular, na última quinta-feira, o grupo Quinta das Plantas ofereceu uma oficina de preparo de vinhos medicinais. Foram ensinados aos participantes as informações básicas sobre as principais plantas utilizadas e os cuidados no preparo dos vinhos. Após, cada um foi convidado a escolher dentre as seguintes receitas: vinho para aquecer, calmante e para a memória e preparar o seu próprio vinho medicado.



Mesa preparada para a oficina

Algumas ervas utilizadas: Camomila e Capim-limão

Introdução á oficina

Participantes da oficina

Viviane Corazza dando instruções acerca das plantas e vinhos

Degustação de alguns vinhos medicinais

Hora da preparação dos vinhos medicados

E agora confira uma das receitas ensinadas na oficina:

VINHO DE ALECRIM (MEMORIOL)

  • 1 litro de vinho tinto 
  • 40 gramas de folhas de Alecrim

Modo de fazer: Separe as folhas de alecrim dos talos. Coloque-os na garrafa de vinho, tampe e agite para homogeneizar. Deixe em maceração por 10 dias, em ambiente seco, ao abrigo da luz e do calor. Uma vez por dia agite a garrafa para facilitar a extração. Coar em filtro tipo Mellita. Armazene em frascos bem fechados, de preferência de vidro.
Indicações: Para memória, circulação, desordens hepáticas.
Posologia: 5 ml, três vezes ao dia
Cuidados: Contra- indicado para gestantes, lactantes, crianças em geral, pessoas com debilidade no estômago ou fígado, com restrições ao álcool, com diarréia, com hipersensibilidade ao alecrim, ou pessoa com hipertensão.

*** O vinho usado deve ser puro, de boa procedência, seco (sem açúcar), podendo ser tinto ou branco, conforme o gosto ou finalidade. 
*** Os vinhos devem ser conservados em frascos bem fechados de vidro âmbar. 
*** A dose normalmente é um cálice de licor.

Principais benefícios do vinho: Reduz o risco de doenças renais e cardiovasculares, melhora o sistema imunológico, pode ajudar a emagrecer, possui uma substância chamada resveratrol que tem ação antioxidante auxiliando na prevenção de diversas doenças e melhorando o sistema circulatório.


Por hoje é isso, esperamos que tenham gostado de aprender mais uma maneira (saudável) de consumir essa bebida tão apreciada em todo o mundo e indispensável nesses dias frios aqui do sul.....

“Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água” Benjamin Franklin

“Os vinhos são como os Homens, com o tempo os maus azedam e os bons apuram” Cícero

“Existe mais filosofia numa garrafa de vinho que em todos os livros” Pasteur

“Cristo não consagrou a água, o leite ou a coca cola: Consagrou o pão e o vinho, como alimento do corpo e do espírito” Fernando Sabino