sexta-feira, 17 de julho de 2015

Tupinanbor, Yacon, Açafrão-da-terra e Zedoária


Heya, Heya, Hey..
Heya, Heya, Heya, Olah...

Mamãe Terra, mamãe Terra
Venho aqui te agradecer,
Te agradeço, te agradeço,
Mamãe Terra, meu viver

E foi assim, de mãos dadas, em círculo, agradecendo a Mãe Terra, batendo os pés no chão e cantando esse mantra ensinado pela Vivi, que o Quinta das Plantas, deu início às suas atividades na tarde de ontem. O Grupo de estudos, não só apenas de plantas medicinais, mas de qualidade de vida, como definiu a Édina, abordou a riqueza dos nutrientes e dos alimentos que a natureza oferece, que nem sempre lembramos de agradecer. 



Abaixo os alimentos apresentados e estudados dessa quinta-feira na AFFESC pelos especialistas do grupo: Alésio, Viviane e Édina.

Tupinanbor ( Helianthus tuberosus )

Conhecido popularmente como helianto ou girassol batateiro. A parte consumida do Tupinanbor são os rizomas ( parte subterrânea ), tem ação satisfatória para constipação intestinal em mulheres, crianças e idosos. Rica em inulina que reduz significativamente colesterol ( LDL ), triglicerídeos e níveis glicêmicos. Atua como anti-obésico, pré-biótico, reeducador intestinal, antitumoral de cólon.



Batata Yacon (Smallanthus sonchifolius)

O yacon é mais conhecido como batata yacon e tem sido produzida em diversos lugares do mundo. Seu consumo já é feito a milhares de anos pelos incas. Atualmente as batatas já podem ser encontradas em diversos países da Europa, tornando-se importante alimento funcional. Conhecida como batata do diabético, a batata yacon é empregada no tratamento de colesterol alto e de diabetes, pois os tubérbulos contém frutano, tipo de açucar não absorvido pelo trato digestivo. Ao contrário da batata doce e da inglesa, a batata yacon não deve ser frita, nem cozida. Ela é consumida crua, como uma fruta, ou na forma de suco. Excelente como diurética, melhora o funcionamento do intestino, melhora a pele, emagrecedora.  A batata yacon costuma ser plantada em terra fofa e em altitudes elevadas. Sua raiz necessita de muita água.



Açafrão-da-terra (Curcuma longa)
Conhecido também como cúrcuma, açafrão da índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do  gengibre.
Dela se obtém uma especiaria homónima que é o principal componente do tempero pó de caril. Sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos.
Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.
Têm sido estudados os possíveis benefícios do consumo da cúrcuma para prevenção e tratamento do mal de Alzheimer. Suspeita-se que seja mais eficaz se associado à vitamina D3. A vitamina D pode ser obtida pelo organismo tanto após exposição ao sol quanto por suplementos de vitamina D3, ou por uma combinação de ambos.
Os benefícios do açafrão-da-terra seriam decorrentes da ação anti-inflamatória e antioxidante, pela remoção das placas no cérebro e melhoria das sinapses entre os neurônios, características do mal de Alzheimer.
A ação benéfica da planta poderia contribuir para o tratamento do câncer e das doenças do coração.


Zedoária (Curcuma zedoaria)

Esta planta tem nomes populares de açafrão, falso-açafrão e gajitsu. Exala aroma que lembra a sálvia e o alecrim. A parte utilizada são as raízes.
Tem ações comprovadas cientificamente como antitumoral, antiproliferativa, anticarcinogênica, antialérgica, gastroprotetora, colerética, hipocolesterolêmica, antioxidante, hepatoprotetora, estimulente da mobilidade intestinal, analgésica, antimicrobiana, e antiplaca bacteriana.
É utilizada na indústria de essências e aromas de bebidas, em cosmética e culinária, as folhas são usadas para condimentar peixe e também cultivada como ornamental para corte das flores.