segunda-feira, 28 de abril de 2014

Visita ao Sitio Harmonia Natural

No dia 25 de abril, o Grupo Quinta das Plantas promoveu uma visita de estudos ao Sitio Harmonia Natural em Canelinha-SC.

O grupo de 25 pessoas foi calorosamente recepcionado por Cecilia, a Ciça como é conhecida, bióloga e proprietária do sítio.
Foi um dia muito agradável e produtivo, onde o grupo pode conhecer e reconhecer muitas plantas medicinais através da sabedoria, do conhecimento e do bom humor de Ciça.

Com o lema de preservar tudo que a natureza nos dá, Ciça investe há 10 anos na produção de plantas medicinais. Em seu sítio, onde mora e trabalha, há mais de 1.000 espécies, fruto da sua incansável busca por novas plantas.

O sítio é também local de estudos e capacitação para profissionais de saúde do todo o Brasil. Atualmente, a especialista em plantas medicinais capacita médicos, enfermeiros, dentistas e veterinários para o uso da fitoterapia, que está sendo oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há também produção artesanal de óleos essenciais, sabonetes e cremes.

"Somos a maior biodiversidade do mundo e o país que menos usa plantas medicinais. Não há incentivo financeiro para uma área que está em ascensão. Nosso maior gargalo da cadeia é a produção. Quem vai plantar?
Eu quero deixar a minha pegada e colaborar para as pessoas entenderem que o plantio é uma terapia e que é fundamental para uma vida saudável. As pessoas estão cada vez mais doentes, mas estão começando a perceber a importância de voltarmos ao começo da história da humanidade. O mundo moderno não satisfaz mais". - Diz Ciça.

Fotos:

Espinheira Santa
Cidreira do Mato
Galangau
Yang Ylang
Capim Limão Brasileiro

Melaleuca
Panacéia
Almoço no sitio
Sorvetão

Sangue de Dragão
Melão de São Caetano