terça-feira, 18 de março de 2014

Debate Soberania Alimentar




O encontro foi um sucesso, com mais de 50 participantes, numa tarde agradável e produtiva.

Contamos com a presença de Carmem Munarini, Cordenadora do MMC/SC (Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina), que mostrou um video explicativo sobre a história do movimento e a importância deste em âmbito nacional e regional, ao longo de 30 anos de caminhada.

Segundo Carmem, foi com a luta das mulheres que garantiram a aposentadoria e salário maternidade para as camponesas. Também foi através de muita luta que conseguiram ser reconhecidas profissionalmente como agricultoras.

Hoje o movimento é reconhecido pela luta em defesa do Projeto de Agricultura Camponesa, que tem como eixo central a defesa da vida e do meio ambiente. Por isso, trabalham com o resgate das sementes crioulas, das plantas medicinais e defendem a agroecologia como um modo de vida saudável para as pessoas do campo e da cidade.

Após um lanche no meio da tarde, o grupo reuniu-se novamente e mediado por Tânia Slongo, realizou uma troca de experiências entre os componentes da Horta Alecrim, do Rio Vermelho Florianópolis, a Horta de Joinvile, o LECERA/UFSC e os outros participantes. Muitas informações e idéias importantes contribuiram para fortalecer a necessidade de nos movimentarmos no sentido de nos tornarmos soberanos quanta à nossa alimentação; tanto no campo como nas áreas urbanas, ocupando inclusive os nossos pequenos espaços para cultivarmos e assim obtermos uma melhor qualidade de vida.


Fotos do Encontro: