![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNm4cAbfyUcyTOeMa8CTyVRlMYEhBg09l04cSMbIQ2HJqBsSp_EN9Q7mly-FxojEalxXM1wqUVUJhXIMBSjw-Cj8EdQYcFYWYoDb2gwrt08kO1-p36YlG5ewzoX2lFbZYg5WwjYdKyjto/s400/Horm%25C3%25B4nios+Fem+28-05-15.jpg)
A palestra, que foi ministrada pela Farmacêutica, Pós-Graduada em Plantas Medicinais, Viviane Corazza, e pelo Professor e Ambientalista, Alésio dos Passos, destacou sobre como amenizar esses desequilíbrios hormonais. O parceiro e também fundador do Quinta das Plantas, Alésio, ressalvou a importância do conhecimento popular sobre as plantas medicinais, a história, a cultura, e afirmou que as vivências não podem ser esquecidas e que são tão importantes quanto a pesquisa científica.
Nessa onda mágica de sincronia, seguem abaixo informações e dicas para esses seres tão especiais.
VOCÊ ESCUTA O QUE SEU CORPO FALA?
O organismo feminino, em determinados períodos da vida, pode sofrer sintomas bastante desconfortáveis. Os estágios da puberdade, início do ciclo menstrual, maternidade e a menopausa, envolvem alterações e adaptações fisiológicas, neuro-endócrinas e emocionais.
Alimentar-se com nutrientes apropriados
e o uso de alguns produtos naturais específicos
podem facilitar a travessia destas mudanças.
Tensão pré-menstrual (TPM):
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQY4-ujAmhyphenhyphenyQLckZQzh4H76lvXZjNzUrUHmqk0XVYsEnr4YXgYfN6TrFFADtZ0qvukud-vkWn6sDiItkSTisUXnzenhB-4oudaVZNmnc4JaUCVQoqyyDsoURhIa-I2NbdTGMHwSECxhQ/s1600/xo-tpm.png)
MENOPAUSA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0MEV53Yeaw03_NPyP0PT74tJ3UMQhZMyTsxscatI0iYVOO5QNEn7bj0KBt_9NBHXbWIBISBzJ1dVsjNiYv_MQCWXEZbmo90JcWXE7zG74czoiw8Rsd3vnlkAmP89-AcBMJAJTm-3YZ7U/s200/images.jpg)
Existe tratamento para amenizar esses sintomas desagradáveis que consiste na ingestão de grãos, cereais e outros alimentos que possuam uma composição benéfica para combater os efeitos desagradáveis da menopausa, evitar a osteoporose e até prevenir o câncer.
SAIBA MAIS SOBRE OS ÓLEOS VEGETAIS:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGwiGhBbIO7h1m8fUYtZX9flkZv-0K8jFkZUGatfEPEoPQu_4X1uxXqDpXnUbI0ObsOpNgvkaRh__JcEibk824KO-sHfE8SYi50R0xFnoYLvoeh954NbTY-2gD9GucAte8TgT7S8gBmqo/s320/reposicaohormonal01.jpg)
Os óleos além de nutrirem e hidratarem os níveis mais profundos da pele, atuam também nos diferentes tecidos, muscular, ósseo, nervoso - por isso devemos estar atentos e conscientes aos produtos que passamos em nosso corpo.
Óleo de Prímula: É rico em ácido linolênico, um ácido graxo essencial, extraído das sementes da planta, excelente para o nosso organismo e que não é produzido naturalmente pelo nosso corpo. Tem ação anti-inflamatória e também substâncias que regulam os hormônios femininos. Atenua os sintomas da TPM, incluindo alteração no humor, inchaço e dor nas mamas.
Óleo de Borragem: É um dos óleos mais saudáveis da natureza, é obtido das sementes da planta, e conhecido por ajudar a beleza interna e externa. É fonte de muitos ácidos graxos essenciais, importantes para manter a estrutura celular da pele, como fonte de prostaglandinas, precursores de hormônios que regulam diferentes funções do nosso corpo.
ALIMENTAÇÃO: Confira abaixo alguns alimentos e nutrientes com excelentes propriedades para a reposição hormonal natural.
Linhaça:
Comer na forma triturada para receber o valor nutricional;
Deixar de molho na água e após consumi-la para o bom funcionamento do intestino;
***Não adianta utilizar óleos vegetais sem estar com o intestino em bom funcionamento, o primeiro passo é alimentar-se de uma forma nutritiva e posteriormente fazer o uso desses óleos.
Inhame:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9mHRbj5F3VmX7kKBjT0HvFFLqAbmmOd0sAiVn8j6NqpgF0asPddjvC9eEmwGQBF2ip76w60RxDjEuhNn40fMS8g4i6u4X-AY605Hi4ghAERmQhMe8VABFHeRQNBd0k8_as5M-Ivu8FrQ/s200/inhame.jpg)
-reforça as defesas do organismo;
-possui ação anti-inflamatória;
-ameniza sintomas da TPM e da Menopausa;
-impede o acúmulo de toxinas e combate os radicias livres;
-rico em betacaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro e magnésio;
-ajuda a baixar o nível de colesterol e de pressão;
-aumenta a fertilidade.
O Inhame, alimento que imita o hormônio feminino, não é indicado para comer "in natura", somente na forma de cozida ou ingeri-lo na forma de alcoolatura. Considerado o alimento da mulher, o ideal seria incluí-lo nas refeições, pelo meno uma vez por semana.
PLANTAS MEDICINAIS/ALCOOLATURAS:
Composto TPM = Melissa, Mil-folhas e Alfavaca-anizada.
- Melissa (Melissa officinalis): atua como relaxante e tem ação calmante no organismo;
- Mil-folhas (Achillea millefolium): combate as dores de cabeça, e musculares;
- Alfavaca-anizada (Ocimum selloi benth): contra gases, cólicas e inchaço, na forma de chá ou alcoolatura atua como um ótimo digestivo.
- Amora Branca (Morus alba): É conhecida como a planta reguladora dos hormônios, atua nos sintomas da menopausa como secura cutânea, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calorões, dor de cabeça, diminuição da libido, dificuldades para dormir, depressão, problemas urinários.
- Inhame (citado acima, ameniza sintomas da TPM e Menopausa).
Contra CALORÕES = Erva-colégio
- Erva-colégio (Elephantopus mollis kunth)
Dicas de livros:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6ALL7wufLFRxDeJLtpHtMHMpPkdNWcS6ariMwuGlv78JBIM-9GB4YukhFfIWC-Th_YyhQymCOxh-bX76OVqbwLfPkKfF6e6wsmDv4ijK9ZG5B6sUmHd1aOUaJqhfe24Mp21pP2vapHaY/s200/9.jpg)
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, Valdely Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi. http://www.plantarum.com.br/listaProdutos.asp?Texto=plantas+aliment%EDcias+n%E3o+convencionais&IDLoja=25249&Y=1888328114270&Digitada=True&ok.x=82&ok.y=2
Plantas medicinais em casa. A ajuda mais natural para cada ocasião, María Tránsito López e Carlota Máñez.
NA PRÓXIMA SEMANA NÃO TEREMOS ENCONTRO DO GRUPO QUINTA DAS PLANTAS DEVIDO AO FERIADO DE CORPUS CHRISTI!!! NOS ENCONTRAREMOS NOVAMENTE DIA 11/06 E RETOMAREMOS SOBRE A PLANTA MEDICINAL MITSUBA...ATÉ LÁ!!!