Neste dia nos dedicamos a limpar os "matinhos" que invadiram as mudinhas no viveiro, refizemos algumas mudas, transferimos outras, fizemos mudas de Yacon e conhecemos a Raiz Forte.
Foi um encontro agradável, onde trocamos conhecimentos e nos alegramos com o trabalho.
YACON
Nome Científico: Smallanthus sonchifolius (Poepp.) H. Rob.
Família botânica: Asteraceae (Compositae)
Planta nativa das regiões montanhosas e altas da Cordilheira dos Andes (Venezuela ao norte da Argentina). O Peru é o principal país produtor.
Uso popular:
Brasil: folhas secas, trituradas e preparadas na forma de infusão, usado como hipoglicemiantes.
Bolívia: raízes cruas como diurético em afecções do rim e da bexiga, decocção (ou suco) da raiz em casos de cistite, hepatite e nefrose.
Peru: cataplasmas quentes com as folhas para mialgias e reumatismo
Obs: O uso do yacon em diabetes foi aprovado pela SecretariaMunicipal de Saúde de Diadema, São Paulo.
A inulina também aumenta a absorção de cálcio em humanos. Estudos realizados com mulheres jovens demonstraram que a administração diária de 8g de inulina + oligofrutose durante 3 semanas aumenta a absorção de cálcio, chegando a resultados semelhantes a outros estudos com humanos, porém com grupos menores (Griffin, et al., 2002; Abrams, et al., 2005). (Alonso & Desmarchelier, 2005).
Consome-se a raiz in natura ou em saladas de frutas. A raiz possui sabor semelhante ao da pêra.
O yacon é utilizado também como edulcorante e aromatizante em alimentos, em especial iogurtes probióticos.
Devido o efeito hipoglicemiante, deve-se consultar um médico para combinar extratos de yacon com outras drogas hipoglicemiantes.
RAIZ FORTE
Nome Científico: Armoracia rusticana
Família botânica: Brassicaceae (antes Cruciferae)
Nativa da Europa Oriental e Ásia Ocidental. Utilizada pelos povos europeus. Antigamente, na Europa Medieval, misturava-sem a raiz-forte ao vinagre e usava-se em peixes e carnes. Atualmente as raizes são muito utilizadas, principalmente na Alemanha, no preparo dos molhos e para temperar cozidos de carne, verduras, conservas de verduras como o chucrute, além de ovos, omeletes, e até mesmo preparando vinagres aromáticos, molhos, presuntos e embutidos.
Rica em óleos essenciais, responsável pelo seu aroma e seu sabor característico. Possui também resinas de sabor amargo, ácido acético, acetato de cálcio, sulfato de cálcio, sais minerais e vitaminas, principalmente a C e A. Possui ação anti-séptica, antiescorbútica, digestiva, estimulante, estomáquica, laxativa, vermífuga e diurética. Pode ser utilizada no tratamento de gripes, resfriados, febre, e até mesmo em infecção urinária. Externamente pode ser utilizada em forma de cataplasma no tratamento de reumatismo, dores musculares e até mesmo bronquite. Na Europa eles preparam um xarope para o tratamento da rouquidão.
Receitas Européias
-Misturar um copo de yogurte fresco, 2 colheres de raiz-forte, 1 colher de alcarávia (tipo de cominho) e sal a gosto. Mexer bem e deixar na geladeira. Servir com legumes cozidos e crus, como antepasto.
-Geléia de maçã com raiz-forte
1,5kg de maçãs picadas em pedaços, com casca e tudo, cozidas em um pouquinho de água, amassadas e peneiradas.
Levar o peneirado ao fogo novamente com 2 xícaras de açúcar e meia xícara de raiz-forte. Mexer até dar o ponto de geléia.
Ponto de geléia: Quando o líquido na panela estiver ficando espesso, colocar um pouco da geléia em um prato com água e com os dedos tentar fazer uma bolinha. Se a geléia se desmanchar é porque ainda não está pronta, agora se a gotinha ficar inteira é porque já está no ponto.
Visitem a página
http://blogs.estadao.com.br/paladar/isto-e-wasabi/ para saber a diferença entre raiz forte e wasabi.
http://blogs.estadao.com.br/paladar/isto-e-wasabi/ para saber a diferença entre raiz forte e wasabi.
Abertura do encontro |
Seleção das raízes de yacon |
Fazendo mudas de yacon |
Grupo trabalhando |
Batata Yacon |
Aperitivo de yacon |
Raiz-forte |