segunda-feira, 23 de maio de 2016

Oficina de Leites Vegetais




     A maioria das pessoas já passou por algum inconveniente devido ao consumo do leite de vaca. Sejam por questões de saúde ou princípios éticos, muitas pessoas estão deixando de consumir o leite de origem animal e buscando alternativas viáveis e nutritivas para essa substituição. Os leites vegetais estão ganhando cada vez mais espaço e se configuram como os substitutos ideais, pois além de saborosos, não contêm lactose, possuem baixo teor de gorduras, boa porcentagem de gorduras benéficas para o coração, alto teor de vitaminas e são perfeitos para aqueles que sofrem de problemas digestivos, como prisão de ventre e intestino irritável. Cientes disso, e a pedidos do Grupo, na quinta-feira passada, o CEAFFESC organizou uma oficina de Leites Vegetais, ministrada pela Viviane Corazza. Foram ensinadas as receitas e o modo de preparo dos principais tipos de leites vegetais: de côco, girassol e amendoim. Além dos leites, os presentes também aprenderam a aproveitar as sobras (bagaços) que restam da preparação dos leites, para fazer deliciosos e nutritivos doces, biscoitos e pastinhas salgadas. ..humm!

  **O processo chave, importantíssimo para a fabricação desses leites, é a germinação, ou ativação das sementes! A semente possui toda potencialidade de vir a ser, de nascer! Quando ativamos este processo em que a semente está adormecida e a colocamos em contato com a água, luz, temperatura, ela ativa toda a sua potencialidade nutricional. E mais: Todos os grãos (cereais) contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa. O ácido fítico pode-se ligar ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção. Deixar os grãos e sementes de molho permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. A prática de deixar grãos de molho por um período de 8-12 horas antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.

     Cada semente tem um tempo de ativação e respeitar isso tornará as suas receitas muito mais nutritivas:

Gergelim, linhaça, coco: coloque as sementes em um vidro por 4 horas (ou durante a noite) de molho em água (1 parte de semente para 5 partes de água). Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos desintoxicantes.

Castanha de caju, semente de Girassol e Amendoim: Coloque as sementes em um vidro por 8 horas de molho na água. Lavar e estão prontas para o uso.


Castanha do Pará e Nozes: coloque as sementes em um vidro por 24 horas de molho em água e estarão prontas para consumo.


Amêndoa e Avelã: coloque as sementes em um vidro por 12 horas de molho em água e estarão prontas para consumo.

      Para o preparo dos leites, basta deixar as sementes ativando na água, de acordo com o tempo indicado, lavar bem e triturar no liquidificador ou mixer com água de boa qualidade e coar! Podem ser guardados na geladeira por 3 a 5 dias e ficam bons com tudo!!!  
     Aqui eu vou passar a receita do leite de coco, pois é uma fruta muito usada para se fazer leite vegetal e seus benefícios a nossa saúde são imensos!!   Essa fruta contém propriedades bactericidas, antioxidantes, antiparasitárias, hipoglicemiantes, hepatoprotetoras e imunoestimulantes. Além disso, o fruto contém cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, selênio, iodo, zinco, flúor, manganês e outros elementos. A água de coco hidrata, remineraliza, altamente antioxidante, da energia e diminui a pressão sanguínea. Tem baixo teor de açucares e gorduras e é rico em minerais e oligoelementos. Tomar água de coco ajuda a reduzir a pressão arterial e diminuir os triglicerídeos em pessoas que sofrem de colesterol alto. Ainda, possui propriedades antidiabéticas e hipoglicemiantes.


Leite de Coco/ Modo de preparo:

Usar coco seco. Deixar o coco no forno por 20 minutos para a que a casca quebre mais fácil.
Após retirar polpa branca do coco, deixar de molho na água por 4 horas.
Bater no liquidificador até triturar bem.
Coar e o leite está pronto para tomar puro, misturado ou usar para fazer receitas!

Coockies da sobra do leite de coco:

Misturar a sobra com aveia em flocos média, óleo de coco, leite de coco, açúcar  mascavo, tâmaras, damasco, maçã picada, uva passa ou qualquer fruta de sua preferência. Untar uma forma e colocar esta massa bem espalhada ou em pequenos ‘’bolinhos’’ para assar em forno pré-aquecido.


E agora algumas fotos do dia da oficina:

Alguns ingredientes da oficina

Vivi nossa professora dedicada




Algumas das delicias feitas com sobras do leites




Hora da degustação!





 Referências: https://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/alimentacao-viva/2398-por-que-deixar-graos-e-sementes-de-molho-antes-de-consumi-los-2.html
https://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/alimentacao-viva/809-como-germinar-sementes.html