quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Oficina de Vinagre de Maçã

O vinagre possivelmente foi descoberto por acidente. Acredita-se que um barril de vinho (presumivelmente mal fechado que permitiu a entrada de oxigênio) foi armazenado por muito tempo, então ao ser aberto encontrou-se um líquido azedo em vez de vinho. Seu nome deriva do latim do latim  "vinum acre", ou vinho azedo. Felizmente, os nossos antepassados astutos encontraram muitas utilidades para o  "vinho estragado".

O vinagre data dos primórdios da civilização. Existem registros da existência do vinagre no Egito antigo, onde era usado como medicamento. Existem também relatos de soldados persas e romanos que nas grandes campanhas marchavam por meses seguidos e, às vezes, por anos em território inóspito, consumindo muitas vezes, água e alimentos em condições precárias. Por isso todos carregavam um recipiente com Vinagre para que nas horas de necessidade, esse Vinagre fosse misturado à água e também aos alimentos, para assepsia e combate, por exemplo, ao vibrião da cólera.

O vinagre tinha também um papel muito importante na conservação de alimentos durante o armazenamento, como por exemplo, picles e conservas. Este é um dado muito importante uma vez que na época passada, não existia geladeiras e processos de conservação como na atualidade. 


Mas o que é afinal o vinagre?

Na fermentação alcoólica ocorre a transformação de açúcar em álcool e posteriormente, na fermentação acética, ocorre a transformação desse álcool em ácido acético formando assim o Vinagre. Portanto qualquer matéria-prima que contenha açúcar pode ser utilizada para fabricação do vinagre como por exemplo, uva, maçã, arroz, cana-de-açúcar, beterraba, batata e a cevada.


Por que vinagre de Maçã?

Ao ser utilizado como alimento, o vinagre de frutas, pode-se dizer que é mais nutritivo por conter mais substâncias assimiláveis pelo organismo como vitaminas, ácidos orgânicos e mesmo proteínas e aminoácidos originários do fruto e da fermentação alcoólica de que provêm. Além disso, os vinhos de frutas dão origem a vinagres mais suaves e menos agressivos ao paladar por seu pH atenuado pelas substâncias orgânicas presentes.

Agora vamos conferir algumas fotos e a receita do Vinagre de Maçã sem aditivos e conservantes, feito na nossa oficina da quinta-feira passada:

Receita de Vinagre de Maçã (rende 20 Litros)
3 Kg de maçã verde (se possível orgânicas)
1 ½ Kg de açúcar cristal
20L de água mineral ou filtrada
1 recipiente com tampa com capacidade para 20L
Plástico filme ou sacolas plásticas (para vedar)

Modo de Fazer:
Lave bem as maçãs, retire as sementes, o miolo e corte em 4 partes.
Disponha as maçãs no fundo do recipiente e acrescente o açúcar
Após acrescente a água e mexa bem por uns 5 minutos.
Vede o recipiente com plástico e por último coloque a tampa.



***O processo de fermentação levará em média 60 dias, após esse período, poderá ser filtrado e disposto em garrafas esterilizadas e preferencialmente de vidro. Verifica-se a formação de uma ‘’massa’’ branca e gelatinosa decorrente do próprio processo de fermentação, esta é considerada como uma ‘’muda’’ do vinagre e poderá ser reaproveitada na próxima produção de vinagre para auxiliar no processo de fermentação.

Principais Usos e Benefícios do Vinagre:

Substituto do Sal: O vinagre é uma ótima alternativa ao sal de cozinha. Quem sofre de hipertensão pode usá-lo para temperar saladas e outros pratos.

Antioxidante: Os vinagres feitos da fermentação de frutas possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres e podem contribuir para um envelhecimento saudável.

Diabetes: Estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo confirmou que uma colher de chá de vinagre com alta concentração de ácido acético antes do café da amanhã pode ajudar a controlar os níveis de  glicose. Lembrando que o vinagre não tem o poder de substituir os medicamentos prescritos por médicos, consulte sempre um especialista.

Cabelos: Quando usado para enxaguar os cabelos, ajuda as madeixas a ficarem mais brilhantes, sedosas. Ajuda ainda a combater coceiras e caspa. Misture 1 colher de sopa em 1 copo de água mineral e depois que acabar de lavar os cabelos, enxague com essa água e depois com mais água do chuveiro (enxague bem).

Oleosidade da pele: O vinagre também auxilia na manutenção da pele, remove a oleosidade sem afetá-la. A mistura deve ter a mesma proporção da usada nos cabelos (enxague bem).

Limpeza da Casa: O vinagre é uma ótima alternativa para quem quer deixar a casa limpinha, sem usar produtos químicos. Ele pode ser utilizado na limpeza de vidros e espelhos, como antimofo, limpeza de móveis de fórmica, e amaciante de roupas.

Digestão: O vinagre tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.

Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado, mais fotos dessa estarão disponíveis na nossa página do face: https://www.facebook.com/ceaffesc/ e aproveito para lembrar que nesta quinta-feira dia 05-11 teremos um reforço da Oficina de Sais de Ervas.