terça-feira, 28 de abril de 2015

A cura começa dentro de você...



 Todos já sabemos que o sol traz muitos benefícios ao ser humano, contribuindo para a saúde e bem-estar físico e psíquico. Especialistas em Naturologia revelam um estudo que comprova que os raios solares emitem diferentes cores no decorrer do dia e apontam que beber essa água, exposta ao sol em determinado horário, traz uma cura terapêutica para o corpo.


Você já ouviu falar em Naturologia?
Essa pseudociência, é uma área de estudo recente no Brasil, trabalha com técnicas que já são reconhecidas pelo ministério da saúde como complementar a tratamentos convencionais. O profissional do ramo, o naturólogo, estuda os recursos naturais e seu uso na promoção, manutenção e recuperação da saúde.
A naturologia usa três pilares de medicina: chinesa, indiana e xamânica.



O paciente é chamado nessa terapia de “interagente” devido à sua busca pela interação consigo, com o próximo e com o meio ambiente, e tem como objetivo não apenas curar os aspectos físicos, mas os psíquicos e emocionais do indivíduo, descobrir a causa do problema ao invés apenas da sua solução. O processo naturológico visa em primeira instância, o cuidado à saúde do ser humano com seus processos de saúde e adoecimento focalizando trabalhar em conjunto com outras áreas da saúde, pois o naturólogo tem o importante papel de fazer um trabalho integrativo (e não alternativo) observando seu campo de atuação diante de um caso clínico, mas também, fazendo os devidos encaminhamentos para os demais profissionais da saúde - fisioterapeutas, médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, entre outros.*Especialistas advertem que a naturopatia não substitui o acompanhamento médico em casos de doenças.
Algumas áreas que englobam a Naturologia?
• Massoterapia
• Florais
• Hidroterapia
• Fitoterapia
Acompanhe os apontamentos da técnica de cura bastante utilizada pelos naturólogos, chamada Água Solarizada (garrafa de vidro com água + raios solares), apresentada na roda do Grupo Quinta das Plantas pelo estudante de naturologia, Gean Savaris:


HORÁRIOS DE PREDOMINÂNCIA DA COR NA INCIDÊNCIA SOLAR
O primeiro horário sempre começará às 05 horas e obedecerá a seguinte escala:
  • Das   05h às 07h – AZUL
Função terapêutica: problema do sistema nervoso, relaxa, acalma e equilibra.
  • Das   07h às 09h - VERDE 
Função terapêutica: processos inflamatórios, circulatórios ligados a alta PA, dilatador.
  • Das   09h às 10h - AMARELO 

Função terapêutica: problemas intestinais (retenção), restaurador de células (fortificante) e disfunções glandulares.
  • Das   10h às 12h - LARANJA 

Função terapêutica: problemas ósseos, musculares e dos nervos – energizador.
  • Das   12h às 14h – INFRAVERMELHO

Função terapêutica: problemas circulatórios, pressão arterial mais baixa, anemias relacionadas as disfunções metabólicas.
  • Das    14h às 16h - VIOLETA 

Função terapêutica: processos inflamatórios e infecciosos, em processo inicial.
  • Das   16h às 17h - ULTRAVIOLETA 

Função terapêutica: processos infecciosos, bacterianos e viróticos – cauterizador, processos envolvendo o sistema linfático.
  • Das   17h às 18h30min – LARANJA (novamente)

Receita de água solarizada segundo Chancellor, M. Philip: 

“Coloque um cubo de gelo no recipiente de vidro com a água que será solarizada. Quando o cubo derreter sob a exposição, a água estará ativada.”
A água solarizada deve ser ingerida em pequenos goles.
Embalado nesse processo de sintonização com a nossa própria energia e o poder de auto-cura que todos trazemos conosco, nossa colega Viviane Corazza, executou no final do encontro um trabalho de desenvolvimento do lado intuitivo. Pediu a todos os participantes que fizessem silêncio, tampassem os seus ouvidos e esquecessem o barulho exterior.  Após o ato de silenciamento da mente,  motivou a todos para que buscassem sentir qual a parte do corpo necessitava de uma cura, após isso cada um impôs o calor das próprias mãos no local que sua intuição apontava. Um exemplo mostrado de auto-cura, dado com formas simples de respiração e de crença do poder interior de cada um de nós.









Bibliografias:
Leia também:

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Tarde chuvosa e exotérica: Alecrim, sálvia e tomilho

Podemos resumir o encontro do Grupo Quintas das Plantas de ontem como uma tarde chuvosa e exotérica. Três plantas medicinais na roda de estudos: Alecrim (Rosmarinus officinalis), Sálvia (Salvia officinalis) e Tomilho (Thymus vulgaris).


Inicialmente a Coordenadora do Ceaffesc, Édina Antunes, pediu licença para falar sobre como as atitudes e os pensamentos ansiosos podem afetar a nós mesmos, a nossa vida e como também as plantas e o seu correto desenvolvimento. Além de casos cotidianos descritos, ela reproduziu citações do livro: "Praticando o Poder do Agora" escrito pelo autor Eckhart Tolle. Manual que ensina a viver o momento presente, e instiga uma maneira de NÃO pensar, eliminando a espera, o medo e a preocupação com o passado e o futuro.

A coordenadora do Horto Medicinal Affesc, Viviane Corazza, exemplificou a troca de energia que estava acontecendo naquele momento e da importância dos participantes procurarem não estar afoitos na hora de trabalhar com as plantas, principalmente as medicinais. Segundo ela, dependendo da energia depositada em cada etapa: plantação, colheita ou na produção das mudas, o resultado do aspecto físico da planta e até da sua condição de cura podem ser alterados.


O professor e ambientalista, Alésio dos Passos, destacou que as plantas possuem, assim como nós todos, uma vida secreta, elas também se aborrecem e se estressam e que todas elas devem ser tratadas com carinho e amor. E que a vida exotérica e secreta da planta deveria ser sempre relata juntamente com os seus dados de registro como nome popular, científico, indicações e contraindicações. 



Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Enfim, curiosidades sobre o ALECRIM:
• Considerado um amuleto, atrai sorte eterna. A planta da alegria é também conhecida como a planta da fidelidade, eternidade e símbolo da amizade;
• Existe o macho (folha mais grossa e extremamente invasor) e a fêmea (não é considerada invasora e produz flores);
• Há diversas espécies, como por exemplo: o Alecrim-rasteiro e o Alecrim-dourado;
• Não tem uma boa troca energética com o Manjericão (o mais forte prevalece, ou seja, é aconselhável deixa-los longe um do outro);
• Há várias histórias e lendas relacionadas ao Alecrim e dizem que ele só nasce “firme e forte” na casa das pessoas justas;
• Além de ser bastante utilizado na gastronomia: além do sabor tem uma grande dose energética e aumenta o ritmo cardíaco.
• Em pequenas doses, no uso medicinal, é considerado um calmante e em doses maiores ajuda na memória e na concentração;
• É reconhecido como um protetor energético e atua no chacra cardíaco.
• Na cosmética é utilizado constantemente em shampoos e sabonetes.

#Ficadica:
• Suco de (2) maças + (1) alecrim = desintoxicante
• Banho de alecrim + mel: limpeza espiritual, combate depressão e a ansiedade, e traz serenidade, calma e paz.


ALECRIM
Nomes populares: Alecrim alecrim-de-jardim, rosmarinho, alecrim-de-cheiro, flor-de-olimpo.
Nome Científico: Rosmarinus officinalis L.
Família botânica: Lamiaceae (Labiatae)
Partes usadas: Folhas e sumidades floridas.
Indicações: Distúrbios circulatórios, antisséptico, cicatrizante, distúrbios digestivos.
Contraindicações: Pessoas com doença prostática, gastroenterites, dermatoses e convulsão.

Posologia e modo de uso: 
Uso interno: usam-se as sumidades floridas ou a ponteira dos ramos (2 g) na forma de infusão, em 150 ml de água, administrando-se duas vezes ao dia, entre as refeições.
Uso externo: sob a forma de óleo, pomada ou banho de imersão, é popularmente indicado no combate de caspa e prevenção da calvície; sob a forma de compressas, em feridas de difícil cicatrização e eczemas.
Para o banho de imersão, prepara-se um decocto com 50 g das folhas em 1 litro de água, abafar por 15-30 minutos, coar e adicionar ao banho.
Alcoolatura: fazer compressas em dores reumáticas, artralgias, contusões.

Sabia, curiosidades sobre a SÁLVIA:
• Diz o ditado que aquele que possui sálvia no seu jardim, não necessita de médico;
• Para os Gregos e Romanos esta planta salvava não somente o corpo físico como também a alma;
• Nos rituais populares, a sálvia, assim como a arruda, a lavanda, o alecrim, a hortelã, o tomilho, o capim-limão, o manjericão...entre outras, são alguns exemplos de ervas muito utilizadas para “limpeza e purificação” de pessoas e ambientes.

Sálvia (Salvia officinalis)

Abaixo dicas de escalda-pés e de infusões que você pode fazer com as plantas medicinais citadas: Alecrim e Sálvia, além de outras...Confira!

http://www.farmaciadanatureza.com.br/escalda-pes/

SÁLVIA
Nomes populares: Sálvia, salva-das-boticas, salva, salva-de-remédio.
Nome Científico: Salvia officinalis.
Partes usadas: Folhas e flores.
Indicações: Inflamações da boca e garganta, gengivites e aftas, dispepsias e transpiração excessiva (menopausa).
Contraindicações: Não utilizar na gravidez e lactação, durante a menstruação, ou em indivíduos com problemas renais.

Posologia e modo de uso: 
Chá para inflamações da boca: colocar 2 colheres (de chá) de folhas de sálvia em 250 ml de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Depois coar e fazer gargarejos.
Efeitos colaterais da sálvia
Os efeitos colaterais da sálvia incluem o aumento da pressão sanguínea e irritação da pele.


Tomilho (Thymus vulgaris)

TOMILHO
Nomes populares: Tomilho, timo, tomilho-de-jardim, tomilho-selvagem, tomilho-de-inverno, erva-urso.
Nome Científico: Thymus vulgaris.
Partes usadas: Folhas e ramos.
Indicações: Expectorante, laxativa, anti-hemorrágicas, cicatrizante, fígado, tuberculose, afecções do coração, problemas na pele e antiinflamatório.
Contraindicações: Gestantes e lactantes.

Propriedades: antiespasmódico, antiséptico, aperitivo, béquico, carminativo, cicatrizante, colerético, desodorizante, diurético, emenagogo, estomáquico, hemolítico, revulsivo, tônico, vermífugo(1)




                                               Confira todas as fotos na nossa Fan Page: 

Referências Bibliográficas: 

"Sua pele reflete sua alma."


Oficina para a mulher: auto cuidado com amor, através de práticas de beleza internas e externas. Inscreva-se:




terça-feira, 14 de abril de 2015

Uma boa semana!!!

"Somos o que fazemos repetidamente...
Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito."



"Às vezes é preciso bater as asas muitas vezes 
pra ficar no mesmo lugar...Vale a pena: 
é ali que mora a flor."

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Plante ideais, colha curas...

O último encontro foi resumido por muito trabalho e MÃOS NA TERRA!!
Após um breve estudo teórico sobre as plantas medicinais: Equinácea, Cavalinha, Mil-folhas, Malva-cheirosa e Hortelã, os participantes do grupo Quinta das Plantas se dividiram e foram praticar e somar seus conhecimentos no Horto Medicinal da Affesc.
Confira as fotos e um breve resumo de cada planta medicinal citada acima:







                                                                  


Cavalinha:
Nome Científico: Equisetum arvensis
Nome Popular: Cavalinha, rabo-de-cavalo, erva-carudo, cola-de-cavalo, cavalinha-gigante, cauda-de-cavalo.
Indicações: Retenção de líquidos.
Partes usadas: Parte aérea.
Contra Indicações: Pessoas com insuficiência renal e cardíaca nicotina. Uso prolongado e altas doses provocam anorexia, irritação gástrica e no sistema urinário.











Equinácea:
Nome Científico: Echinacea purpurea (L.) Moench.
Família: Asteraceae.
Origem: Estados Unidos e Canadá.
Ações: Imunomoduladora, antiinflamotória e antioxidante. Indicada no tratamento ou prevenção de infecções do trato respiratório; como bacteriostática e fungistática. Externamente, pode ser usada como pomada para tratar acne, feridas e inflamações cutâneas.
Partes usadas: partes aéreas, raízes (depende da espécie).
Obs: Devido à presença de alcalóides pirrolidizidínicos, não utilizar a planta por tempo prolongado. 
Curiosidades: o termo equinácea vem do grego e significa ouriço, em alusão à forma pontiaguda das brácteas.




Hortelã:
Nome Científico: Mentha piperita
Nome Popular: Hortelã-pimenta, hortelã-cheirosa, menta, hortelã-apimentada, sândalo.
Indicações: Cólicas, flatulência (gases), problemas hepáticos.
Partes usadas: folha e sumidade florida.
Contra Indicações: Casos de obstruções biliares, danos hepáticos.






Malva-cheirosa: 
Nome Científico: Pelargonium graveolens L'Hér. 
Família: Geraniaceae
Nome Popular: Malva-cheirosa, malva, pelargônio, malva-rosa. 
Origem: É originária do Sul da África e introduzida em outras regiões.
Indicações: Utilizada como expectorante e para afecções das vias respiratórias. 
Partes usadas: folhas.
Contra Indicações: Consumida em excesso, a malva torna-se muito laxativa e pode causar diarreias.
Posologia e modo de uso: fazer a infusão com uma colher de sobremesa em uma xícara de água 3 vezes , por 1 semana.






Mil-folhas:
Nome Científico: Achilea milefolium L.
Família: Asteraceae.
Nome Popular: Elevante, aquiléa, erva de cortadura, erva do carpinteiro, mil folhada.
Origem: Europa
Indicações: problemas digestivos. Possui propriedades antiespasmódicas, adstringentes, anti- hemorróidas, antiinflamatórias, antipiréticas, tônicas, hemostáticas e depurativas. Utilizada para lavar feridas e evitar hemorragias.
Partes usadas: toda a planta.
Contra Indicações: em doses elevadas produz alergia na pele, pois produz efeitos fotossensivilizantes.
Fotos by Vicky Vilar

Confira todas as fotos na nossa Fan Page:

                                                       

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Angélica chinesa

Nome Popular: Angélica chinesa
                                        Nome Científico: Angélica sinensis

Fotos: Horto Medicinal Affesc


Essa planta medicinal é usada para dar equilíbrio ao sistema hormonal feminino. E também é conhecida como Ginseng Feminino ou Viagra Feminino...
(Usa-se a raiz).

Mais informações:
http://www.farmaciadanatureza.com.br/angelica-chinesa/