segunda-feira, 28 de abril de 2014

Visita ao Sitio Harmonia Natural

No dia 25 de abril, o Grupo Quinta das Plantas promoveu uma visita de estudos ao Sitio Harmonia Natural em Canelinha-SC.

O grupo de 25 pessoas foi calorosamente recepcionado por Cecilia, a Ciça como é conhecida, bióloga e proprietária do sítio.
Foi um dia muito agradável e produtivo, onde o grupo pode conhecer e reconhecer muitas plantas medicinais através da sabedoria, do conhecimento e do bom humor de Ciça.

Com o lema de preservar tudo que a natureza nos dá, Ciça investe há 10 anos na produção de plantas medicinais. Em seu sítio, onde mora e trabalha, há mais de 1.000 espécies, fruto da sua incansável busca por novas plantas.

O sítio é também local de estudos e capacitação para profissionais de saúde do todo o Brasil. Atualmente, a especialista em plantas medicinais capacita médicos, enfermeiros, dentistas e veterinários para o uso da fitoterapia, que está sendo oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há também produção artesanal de óleos essenciais, sabonetes e cremes.

"Somos a maior biodiversidade do mundo e o país que menos usa plantas medicinais. Não há incentivo financeiro para uma área que está em ascensão. Nosso maior gargalo da cadeia é a produção. Quem vai plantar?
Eu quero deixar a minha pegada e colaborar para as pessoas entenderem que o plantio é uma terapia e que é fundamental para uma vida saudável. As pessoas estão cada vez mais doentes, mas estão começando a perceber a importância de voltarmos ao começo da história da humanidade. O mundo moderno não satisfaz mais". - Diz Ciça.

Fotos:

Espinheira Santa
Cidreira do Mato
Galangau
Yang Ylang
Capim Limão Brasileiro

Melaleuca
Panacéia
Almoço no sitio
Sorvetão

Sangue de Dragão
Melão de São Caetano

sábado, 5 de abril de 2014

Produção de Mudas

Os participantes do Quinta das Plantas colocaram a mão na massa, digo, na terra.
Foi realizado uma produção coletiva de mudas.
De ferramentas nas mãos e munidos de boa vontade, partiram para a "terrapia", a troca de energia entre as pessoas, a terra e as plantas; dando de si e recebendo da natureza.

Foram feitas mudas de erva cidreira ou melissa (Melissa officinalis L.), hortelã  (Mentha piperita LHortelã verde (Mentha spicata).

Tarde produtiva em companhia de pessoas agradáveis!!!!


Mais sobre Hortelã:
http://quintaisimortais.blogspot.com.br/2013/01/mais-sobre-mentha-piperita.html


"Quando vou plantar uma semente ou uma muda, eu não abro uma cova, eu abro um berço, porque ali está sendo colocado uma vida e não um corpo inanimado."(Palavras de sabedoria da Sra. Lurdes Bodanesi, Marema-SC).