terça-feira, 19 de novembro de 2013

Spa Terapêutico

No dia 14 de novembro o Grupo Quinta das Plantas promoveu na Sede da AFFESC a Oficina SPA TERAPÊUTICO com Denise Rodrigues.

A tarde voou neste dia. Pudera! Quem percebe o tempo passar em estado de bem estar?
Acalmados por música tranquilizante, massagem, máscaras de argila e outros cuidados mais, passamos a tarde aprendendo, doando e recebendo cuidados e carinhos
Um tempo para resgatar a autoestima.



CONTEÚDO DO SPA TERAPÊUTICO


GEOTERAPIA

Aplicação de Argila nas partes afetadas do organismo com objetivo terapêutico. 


Objetiva utilizar as propriedades medicinais da argila, que aplicada sobre a pele tem rápido poder de penetração. Pode ser associada à fitoterapia com chás específicos e a aromaterapia com óleos/essências aromáticas. Também é utilizada com finalidade preventiva pela grande capacidade de desintoxicar o organismo, favorecendo a eliminação de toxinas e aumentando as defesas. 
Devido à composição química da argila, a geoterapia é uma terapia eficaz contra muitos problemas de saúde. 
A argila é rica em sais minerais como ferro, silício e magnésio, que lhe conferem propriedades terapêuticas.
As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. Embebidas em água, formam uma pasta mais ou menos plástica (barro), que pode ser moldada. 
Divide-se em dois tipos: 
- argilas primária: originadas da decomposição do solo por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; 
- argilas secundárias: decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama (argila mais água). A argila tem granulometria de 1 a 2 micras que é o que determina sua acentuada capacidade de absorção.


Propriedades:
1 - Absorção: eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.
2 - Liberação: efeito protetor e absorvedor de toxinas em vários órgãos, principalmente a pele e mucosas.
3 - Adsorção: as argilas deixam passar moléculas, elementos gasosos e partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito de deslizaram para o interior da pele. Este poder é muito grande e quase irreversível, tornando-se assim, muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.
Acredita-se que suas propriedades normalizadoras devem-se às trocas energéticas, iônicas e radiônicas exercidas pelos elétrons livres existentes nos minerais de sua composição.
Outro aspecto interessante é que não há necessidade de preocupar-se com a ação da argila, pois ela tem uma "inteligência" em relação ao trabalho necessário, seja sedar, tonificar, estimular ou absorver, além de potencializar o sistema imunológico e não ser tóxica. Para isso, no entanto, é preciso que sua extração seja controlada e que se tenha o cuidado de evitar solos contaminados por poluição e agrotóxicos. A qualidade da argila utilizada deve ser uma preocupação fundamental para o profissional, antes de qualquer procedimento.


Efeitos:
- Elimina toxinas
- Estimulação da circulação cutânea
- Permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada
- Promove uma micro abrasão (peeling suave)
- Regula a produção sebácea
- Regula a queratinização
- Regulariza a temperatura do órgão enfermo uniformizando a irrigação sanguínea.



TIPOS DE ARGILA:

Argila verde
Composição: óxido de silício, óxido de alumínio, óxido de ferro, óxido de titânio, cálcio, potássio, óxido de magnésio. Ph neutro.
Propriedades: Secativa, absorvente, adstringente, anti-séptico , emoliente, suavizante, antiedematosa, desintoxicante, remineralizante, revitalizante, regeneradora, cicatrizante e esfoliante.
Elimina toxinas e impurezas e favorece a renovação celular. Possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias úteis no alívio de dores articulares e musculares, descongestionando as zonas afetadas. É benéfica na flatulência e outros problemas abdominais. Melhora ainda a circulação sanguínea periférica.
A máscara de argila verde é purificante, remineralizante e anti-séptica e é o cuidado ideal para as peles mistas, oleosas e acneicas porque absorve o excesso de sebo e limpa em profundidade. 
Observação:
*Quando usada em máscara facial revitaliza a pele renovando as células evitando rugas, flacidez e envelhecimento. Tem ação tensora e revitalizadora também na região dos seios. Suaviza a região de cotovelos e joelhos.
* Quando usada em sabonetes tem ação esfoliante suave retirando células mortas e ativando a circulação. Indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos.
* Desinflama e retira o excesso de liquido do interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.


Argila branca
Composição: caulite, silício, alumínio. Ph neutro.Contém diversos oligoelementos
Propriedades: Cicatrizante,absorvente e suavizante  
A argila branca reequilibra as secreções seborreicas. 
Aplicações: máscaras faciais para pele sensível, máscaras ou emulsões para o busto,filtros solares (reduz oleosidade das formulações), creme para assaduras, loções faciais para pele sensível e delicada, baby care.
A elevada percentagem de alumínio presente na sua composição justifica as suas propriedades cicatrizantes. Utiliza-se em máscaras de beleza e em cataplasmas pelos seus benefícios sobre a pele e sobre o organismo. Graças ao seu pH neutro, é particularmente bem adaptada ao cuidado da pele seca e delicada. Como não é alergizante, é adequada à pele sensível dos bebês e pode ser usada como talco. Tem propriedades anti-sépticas, muito úteis para as peles irritadas. Pode ser ainda aplicada como máscara capilar para cabelos fragilizados. É absorvente, descongestionante, regenera dor a e suavizante. Elimina as toxinas e as impurezas, revitalizando e promovendo a renovação celular. Tem poder de absorver oleosidade sem desidratar. É a mais leve de todas.


Argila vermelha
Composição: rica em oxido de ferro, cobre, sílica
Propriedades: absorvente , adstringente, anti-séptico
Aplicações: abscesso, unha encravada,mascara para redução de medidas
Efeitos: a frio é refrescante promovendo equilíbrio térmico,ajuda a descongestionar tecidos,absorve toxinas e ativa o processo de reprodução de células danificadas,morno,suaviza e relaxa os tecidos.Ativa a circulação sanguínea e linfática,estimula o fluxo nervoso e atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas.


Argila amarela
Composição:Rica em silício, alumínio e oligoelementos como o ferro e o potássio
Propriedades: estimulante e tonificante. Reduz inflamações e aumenta a elasticidade da pele, sendo adequada para peles secas e frágeis. Ativa a circulação e combate o envelhecimento cutâneo. Ajuda a suavizar manchas.


Argila rosa
Composição; Rica em ferro e outros oligoelementos
Propriedades: recomendada para peles sensíveis e reativas sendo principalmente usada em máscaras de beleza facial, corporal e capilar. É absorvente, estimulante, anti-séptica e favorece a circulação. Revitaliza a pele, devolvendo-lhe uma luminosidade natura
 tez e dá uma sensação relaxante. Auxilia ainda na drenagem de gordura localizada, reduzindo a celulite e a flacidez..


Lama vulcânica
Propriedades: É excelente no combate da acne, cravos, acúmulo de gordura, pele oleosa, rugas, sardas. Possui grande capacidade de absorção e troca de temperatura Estimula e equilibra o metabolismo celular ativando a circulação sanguínea e reestruturando a pele. 

Aplicações: Utilizada para a desintoxicação da pele e do corpo, e para aliviar sintomas de dores de reumatismo e artrite. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica, favorecendo a reprodução celular. É a mais indicada no tratamento de manchas de pele.



Benefícios da argila a nível interno 

A argila tem propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias e quando ingerida é muito útil no tratamento de patologias inflamatórias do tubo digestivo como a gastrite, a colite e outras inflamações da mucosa intestinal. Absorve os gases presentes no tubo digestivo e está ainda indicada nas diarreias agudas e crónicas porque absorve toxinas bacterianas no lúmen intestinal.
O uso de argila está contra-indicado em casos de obstipação, hérnia, náuseas ou alimentação com muitas gorduras. Não se deve utilizar argila em conjunto com medicamentos alopáticos ou homeopáticos, pois a argila absorveria os princípios ativos dos mesmos, anulando o seu efeito. 
O tratamento com argila não deve ultrapassar as três semanas.

O uso interno da argila pode ser feito de três formas:
- Colocar uma colher de café de argila, de granulometria fina, num copo de água pura (da nascente). Mexer e tomar lentamente, em pequenos goles. É especialmente indicado para problemas agudos.
 -Beber água de argila. Dissolver uma colher de café de argila num copo de água e deixar assentar durante algumas horas. Beber depois o conteúdo do copo até chegar ao pó depositado no fundo. Tomar em jejum ou com um intervalo de duas horas das refeições.
- Colocar a argila directamente na boca e deixá-la dissolver lentamente. Este modo de aplicação fortalece as gengivas, fortifica o esmalte dos dentes e facilita a digestão.
- Utilizar comprimidos de argila (fazer bolinhas de argila e deixar secar)
Nota: não utilizar colheres metálicas.



Benefícios da argila a nível externo (Cataplasmas e compressas) 

Nas aplicações externas, a argila realiza uma intensa drenagem, atraindo para si as substâncias prejudicais ao organismo através das suas propriedades absorventes, plásticas e térmicas. 
Para aplicação, dispor uma pasta de argila sobre um tecido natural e repartir com uma espátula não metálica. Colocar a cataplasma em contacto directo com a pele exceto se esta estiver irritada. Nesse caso deve ser intercalada uma gaze entre a argila e a pele.

Máscaras de beleza- O Poder das Máscaras de Argilas

A capacidade de um profissional do segmento estético em alcançar resultados favoráveis em seus procedimentos está intimamente ligada à sua relação com a Natureza. Seu poder está intimamente relacionado ao conhecimento que ele possui dos recursos por ela oferecidos para curar, hidratar, reconstituir, desintoxicar, revitalizar, equilibra ou qualquer outra ação que se proponha. 
As máscaras são poderosas auxiliares nos tratamentos estéticos. Elas reforçam e resolvem todo o tipo de problemas em poucos minutos, principalmente pelo poder e concentração de seus elementos, que funcionam como um verdadeiro tratamento de choque, simples, mas extremamente eficiente. 
Ampliando o poder das argilas, os óleos essenciais integram uma sinergia perfeita que completa as ações dos minerais encontrados nas argilas. Os óleos essenciais são substâncias encontradas sob forma líquida ou sólida nas folhas, caules, frutos, raízes ou casca de vegetais, possuindo propriedades específicas que beneficiam a pele e complementam o tratamento. 
Para que o uso das máscaras de argilas seja potencializado, faz-se necessário o domínio de informações básicas sobre os produtos a serem utilizados e os procedimentos básicos que os acompanham.

Você pode criar diversos tratamentos individualizados de acordo com o tipo de pele ou o problema estético. Experimente e crie novas combinações seguindo a tabela de indicações e sinergias como uma referência inicial. Depois é só procurar conhecer as propriedades dos óleos essenciais e aplicá-los conforme as indicações. 
É também muito importante observar o tipo de pele para que a escolha do carreador possa beneficiar a epiderme. Os carreadores podem ser emolientes, nutritivos e até hidratantes. 
É recomendável usar óleo vegetal e não óleo mineral, para que não dificulte a penetrabilidade dos óleos essenciais. As máscaras faciais de argila servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, através da eliminação de toxinas, da micro esfoliação e do estímulo da circulação sangüínea local. Também podem acalmar e hidratar, dependendo dos ingredientes utilizados.

Antes de aplicar uma máscara, faça uma higienização na pele para facilitar a atuação dos ativos. Não é necessário fazer uma esfoliação prévia, pois a argila vai funcionar também como esfoliante. Salvo indicação em contrário, evite aplicar a máscara na área do contorno dos olhos. A partir de algumas misturas básicas, pode-se criar um programa de tratamentos personalizados, combinando os benefícios de máscaras diferentes.

As argilas têm grande aplicação em máscaras de beleza dado o conjunto de todas as suas propriedades, entre as quais, anti-inflamatórias e cicatrizantes, anti-sépticas e remineralizantes, purificantes e tonificantes, suavizantes e nutritivas, absorventes e regeneradoras, reequilibrantes e oxigenantes, descongestionantes e revitalizantes
As máscaras faciais de argila revitalizam e purificam a pele, através da micro-exfoliação, do estímulo da circulação sanguínea local e da eliminação de toxinas existentes nas estruturas da pele. 
Em qualquer dos casos, aplicar uma pasta de argila em camada espessa sobre a face evitando o contorno dos olhos e dos lábios e deixar repousar sem deixar secar. Enxaguar com água morna e aplicar no fim um creme hidratante ou loção tonica.



CUIDADOS:

Prepare a argila num recipiente de barro,vidro, inox, louça ou madeira, evitando o uso de objetos de metal, para não alterar a sua estrutura física.
Nunca se deve aplicar a mesma porção de argila mais do que uma vez.
Não se deve interromper bruscamente os tratamentos iniciados.
É normal, no início dos tratamentos, ocorrer um agravamento dos sintomas. Tal deve-se à libertação das toxinas do organismo.
Deve ser aplicada fria nas regiões que apresentam dor, calor e processos inflamatórios. Deve ser aplicada quente nos pulmoes, figado e rins.
Não aplicar em feridas abertas, hemorrágicas, áreas externas muito infeccionadas e queimaduras.
Evitar a aplicação de argila em quadros persistentes e indefinidos e fadiga generalizada.
Não usar compressa fria se não suportar o frio.
Pode protejer a pele com gaze, pano fino ou folha de couve.



Atuação de alguns argilominerais:

Alumínio:
atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante, e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.
Ferro: tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.
Magnésio: tem o poder de fixar os íons de potássio e do cálcio e a manutenção do gel celular, ou seja, a hidratação e na síntese das fibras do colágeno.
Manganês: tem ação específica na biosíntese do colágeno, tem ação antiinfecciosa, cicatrizante, antialérgico.
Silício: tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.
Sódio e Potássio: Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iônico das células cutâneas.



HIDROTERAPIA:

Utilização da água em banhos (ducha ou imersão), compressas, escalda-pés, fricções, inalações, clisteres e ingestão atuando sobre o organismo através de estímulos térmicos e mecânicos podendo estar associado à fitoterapia e aromaterapia. 
A fitoterapia estará presente através de extratos vegetais ou chás e a aromaterapia pela presença de óleos essenciais. A hidroterapia promove melhora da circulação, aumento da força muscular, relaxamento, aumento da amplitude do movimento, alivio da dor, melhora da capacidade funcional. 
Pode ser usada fria ou quente dependendo do objetivo. 
O frio vai diminuir a circulação local reduzindo a taxa metabólica. Aplicar no máximo por 20 minutos. 
O calor vai aumentar o metabolismo basal sendo bastante efetivo para processos crônicos. O calor pode ser aplicado por mais tempo.
O banho de argila melhora as perturbações devidas a má circulação periférica e permite o relaxamento em caso de insónia ou durante períodos de fadiga muscular. Juntar à água do banho uma a duas colheres de café de argila, previamente dissolvidas num copo de água.


Duchas: 
Fria- tonificante, para cansaço, debilidade em geral, desmaios. Produz forte contração dos vasos sanguíneos com posterior dilatação compensatória
Quente- calmante, alivia dores e nevralgias e bom resultado para insônia, o jato deve ser de moderado a forte no local da dor ou no corpo todo. A temperatura deve estar em torno de 42 0C e durante pelo menos 3 minutos
Banho alternado - estimula circulação e pulsação, indicado para várias patologias favorecendo o rejuvenescimento da pele e melhora do organismo como um todo. É ideal ser feito no corpo todo podendo começar por mãos e pés. Água quente em torno de 44 0C e fria em torno de 14 graus. Começar e terminar com água fria. Ir alternando 1 minuto de fria com um minuto de quente podendo chegar a 1 hora. Fazer no mínimo 15 minutos.


Compressas: 
São utilizadas em processos agudos ou crônicos. Atuam mecanicamente através do calor ou frio ou quando acrescidas de substancias ativas pela penetração destas na pele. A ação terapêutica pode ser local ou irradiar-se por todo o corpo. 


Escalda-pés ou pedilúvios: Aplicação externa eficaz para resfriados, gripes, sinusites, dores reumáticas, insônia, cólicas menstruais, torcicolos, cansaço e fortalece sistema imunológico. 
Os pés são mergulhados em recipiente com água quente (40 0C).

Fricções: aplicações com fim de restabelecer a circulação e ativar o organismo. Útil quando paciente está bastante debilitado não podendo utilizar outras formas de hidroterapia.


Inalação: na forma de sauna ou vaporização. Ajuda a descongestionar o organismo tornando-o mais resistente. Útil em diversas patologias, provoca eliminação de toxinas.


Clisteres (aplicação retal): ajudam no processo de desintoxicação do organismo. Para doenças por excesso de calor ajudam a restabelecer o organismo.


Ingestão: o uso da água internamente é primordial para a boa saúde. Existem inúmeras técnicas e teorias do uso da água para tratar doenças as mais diversas como o uso da água leve. Oitenta por cento do organismo humano é água e a reposição é vital.





GUIA TERAPÊUTICO


Beleza, cuidados com a Pele e Cabelos


Óleos essenciais
Métodos de Aplicação
Acne

Alecrim, cedro
Compressas, Máscaras, massagens faciais, loções e óleos para o rosto e corpo
Celulite
Funcho, gerânio, limão
Compressas, massagens, fricção
Pele envelhecida
Alecrim, gerânio, Mirra, olibano Patchuli, Pau-rosa, rosa, palma rosa
Compressas, massagens faciais, máscaras, loções, óleos para o corpo, rosto.
Pele Inflamada

Camomila, lavanda
Compressas, massagens faciais e corporais, máscaras, loções, óleos para o corpo, rosto.
Pele Oleosa
Gerânio, Ilangue-ilangue, lavanda, limão,alecrim
Compressas, massagens faciais, máscaras, loções, cremes, óleos para o corpo, rosto.
Queda de cabelos
Alecrim, Ilangue-ilangue, sálvia
Loções,óleos, shampoo
Seborréia
Bergamota, Patchuli, Sálvia
Compressas, Shampoo, loções
Caspa
Alecrim, cedro, sálvia, Tea tree
Loções, óleos para cabelos, shampoo



Indicações Medicinais (Corpo Físico)


Óleos Essenciais
Método de Aplicação
Abscesso
Alecrim, camomila, lavanda, orégano, tea tree, tomilho
Compressas, Massagens, máscaras, loções
Articulações inflamadas
Camomila, Alecrim
Banhos, compressas, fricções e ungüentos
Bronquite
Alecrim, Lima, orégano, hortelã, tea tree, tomilho
Banhos, compressas, difusor e massagem
Circulação
Casca de canela, limão, cipreste, tomilho, orégano
Banhos, compressas, massagens, ungüentos, fricções
Cistite
Cedro, lavanda, orégano, sândalo, tomilho
Banhos, compressas, massagens, ungüentos, fricções
Dor de Cabeça
Artemísia, camomila, bergamota, lavanda, hortelã, Pau-rosa
Banhos, compressas, difusor, massagem
Herpes
Limão, Tea tree
Compressas, ungüentos
Insônia
Camomila, ilangue-ilangue, laranja, lavanda, manjerona, melissa, tomilho
Banhos, difusor, massagens, fricções e ungüentos
Queimaduras
Lavanda, orégano, tomilho, gerânio
Compressas, fricções, loções, ungüentos
Sinusite
Eucalipto, hortelã, lavanda, sálvia
Difusor, fricções, ungüentos



Mente, Emoções e Psique

Problema
Óleos essenciais
Método de Aplicação
Raiva
Camomila, ilangue-ilangue
Banhos, difusor, massagens, fricções, ungüentos
Ansiedade
Benjoim, bergamota, lavanda, limão lima,jasmim, laranja, patchuli,
Banhos, difusor, massagens, fricções, ungüentos
Depressão
Alecrim, bergamota, gerânio, hortelã, jasmim, laranja, sândalo, tomilho
Banhos, difusor, massagens, fricções, ungüentos
Estresse
Cedro, ilangue-ilangue, pinheiro, lavanda
Banhos, difusor, massagem
Memória fraca
Alecrim, cravo, gengibre, laranja, manjericão
Banhos, difusor, massagens, fricções, ungüentos
Tristeza
Benjoim, jasmim, Pau-rosa, rosa
Banhos, difusor, massagens, ungüentos
Cansaço Mental, Estafa
Alecrim, gengibre, hortelã, manjericão, sálvia
Banhos, difusor, massagens, fricções, ungüentos
Desgosto, Mágoa
Melissa, Rosa
Banhos, difusor, massagens, fricções, ungüentos
Insegurança
Jasmim
Banhos, difusor, massagens, fricções, ungüentos

  


PLANTAS UTILIZADAS NA FITOCOSMÉTICA

PLANTA
AÇÃO
PARTE USADA
NOME BOTÂNICO
ABACATE
EMOLIENTE
FRUTO SEMENTE
Persia americana
ALECRIM
TONICO ANTISSEPTICO PURIFICADOR
FOLHAS
Rosmarinus officinalis
ALFAZEMA
CALMANTE
FLORES
Lavandula officinalis
ARNICA
TONICO CAPILAR RUBEFACIANTE
FOLHA FLORES
Arnica montana
ARRUDA
ADSTRINGENTE
FLORES FOLHAS
Ruta graveolens
BABOSA
UMECTANTE EMOLIENTE
FOLHAS
Aloe barbadenses
CALENDULA
CICATRIZANTE ANTIINFLAMATORIO ANTI-SÉPTICO
FLORES
Calendula officinalis
CAMOMILA
DERMOTROFICO DESCONGESTIONANTE ANTIINFLAMATORIO
FLORES
Matricaria recutita
CAPUCHINHA
TONICO CAPILAR
FLORES
Tropaeolum majus
CAVALINHA
EMOLIENTE DESCONGESTIONANTE
CAULE
Equisetum arvenses
CENTELA
CICATRIZANTE VASO PROTETOR
PARTES AEREAS
Centella sp
CONFREI
CICATRIZANTE UMECTANTE EMOLIENTE
FOLHAS
Symphytum officinalis
ERVA DOCE
CALMANTE EMOLIENTE ANTI-SÉPTICO
FRUTOS
Pimpinella anisum
EUCALIPTO
REFRESCANTE ANTI-SÉPTICO
FOLHAS
Eucaliptus globulus
HORTELÃ
CICATRIZANTE ANTIINFLAMATORIO
FOLHAS
Mentha sp
JABORANDI
VASOCONSTRITOR
FOLHAS
Pilocarpus microphillus
MALVA
EMOLIENTE ANTI-SEPTICO
FOLHAS FLORES
Malva sylvestris
MIL FOLHAS
DESCONGESTIONANTE ADSTRINGENTE
FOLHAS FLORES
Achillea millefolium
SALVIA
ANTI-SEPTICO
FOLHAS
Salvia officinalis



 Exemplos de óleos essenciais

PRINCIPAL COMPONENTE
AÇÃO
NOME COMUM
NOME BOTÂNICO
PINENO
ANALGESICO ESTIMULANTE
ALECRIM
Rosmarinus officinalis
MIRCENO
ACALMA
PINUS
Pinus elliottis
MENTOL
DOR DE CABEÇA REFERSCANTE
HORTELA
Mentha sp
GERANIOL
RELAXAMENTO REGENERADOR DA PELE
ROSA
Rosa sp
EUCALIPTOL
ANTI-SEPTICO
EUCALIPTO
Eucalyptus globulus
ANETOL
ANTIESPASMODICO
ANIS
Pimpinella anisium
FUNCHOL
CARMINATIVO
FUNCHO
Foeniculum vulgare
SALICILATO DE METILA
ANTIINFLAMATORIO
SALSAPARRILHA
Smilax sp
TERPINEOL
CALMANTE
MANGERONA
Origanum majorana
ASCARIDOL
INSETICIDA
ERVA DE SANTA MARIA
Chenopodium ambrosioides
CARIOFILENO
CALMANTE
ERVA CIDREIRA
Lippia alba
CITRAL
CELULITE
CAPIM LIMÃO
Cymbopogum citratus
CITRONELAL
RELAXANTE
MELISSA
Melissa officinalis
PULEJONA
EXPECTORANTE
POEJO
Mentha pulejium
TUJONA
INSETICIDA
LOSNA
Artemisia  abisithium
TIMOL
ESTIMULANTE
TOMILHO
Thymus vulgaris
LINALOL
ANTI-SEPTICO
ALFAFACA
Ocimum basilicum
EUGENOL
FUNGICIDA
CRAVO DA INDIA
Syzigium aromática
SAFROL
ANALGESICO
SASSAFRAS
Ocotea odorata
CAMAZULENO
ANTIINFLAMATORIO
MIL FOLHAS
Achillea millefolium
CAMAZULENO
ANTIINFLAMATORIO
CAMOMILA
Matricaria recutita



RECEITAS DO SPA TERAPÊUTICO


MASCARA FACIAL DE ARGILA VERDE COM ALECRIM (para pele oleosa)
Colocar argila em um recipiente de vidro, inox ou louça e acrescentar água pura até obter consistência pastosa.
Colocar uma gota de óleo essencial de alecrim para aproximadamente 50g de argila.
Misturar com espátula de inox ou madeira.
Lavar bem o rosto. Aplicar uma camada fina com pincel. Não aplicar na região dos olhos.
No lugar da água pode-se usar chá de cavalinha.  Deixar agir até começar a secar ou no mínimo 20 minutos.
Retirar lavando fazendo movimentos circulares provocando esfoliação suave.


MÁSCARA FACIAL DE ARGILA BRANCA COM PALMA ROSA E OLEO DE SEMENTE DE UVAS (para pele sensível, seca e envelhecida)
Colocar argila em um recipiente de vidro, inox ou louça e acrescentar água pura até obter consistência pastosa. Colocar uma gota de óleo essencial de palma rosa para aproximadamente 50g de argila. Acrescentar uma colher de sobremesa de óleo de semente de uva.
Misturar com espátula de inox ou madeira. Lavar bem o rosto. Aplicar uma camada fina com pincel. Não aplicar na região dos olhos. Deixar agir até começar a secar ou no mínimo 20 minutos.
Retirar lavando fazendo movimentos circulares provocando esfoliação suave. 


MASCARA FACIAL DE ARGILA AMARELA (para manchas)
Colocar argila em um recipiente de vidro, inox ou louça e acrescentar água pura até obter consistência pastosa.
Misturar com espátula de inox ou madeira. Lavar bem o rosto.
Aplicar uma camada fina com pincel. Não aplicar na região dos olhos. Deixar agir até começar a secar ou no mínimo 30 minutos.
Retirar lavando fazendo movimentos circulares provocando esfoliação suave.


MASCARA FACIAL DE ARGILA ROSA COM LAVANDA (relaxante)
Colocar argila em um recipiente de vidro, inox ou louça e acrescentar água pura até obter consistência pastosa.
Misturar com espátula de inox ou madeira. Colocar uma gota de óleo essencial de lavanda para aproximadamente 50g de argila. Lavar bem o rosto.
Aplicar uma camada fina com pincel. Não aplicar na região dos olhos. Deixar agir até começar a secar ou no mínimo 30 minutos.
Retirar lavando fazendo movimentos circulares provocando esfoliação suave.


COMPRESSA ABDOMINAL DE ARGILA VERDE COM CHÁ DE MARCELA (para dor, cólicas, gases, desintoxicação)
Preparar o chá de marcela. Misturar ainda quente com argila verde até obter consistência pastosa. Espalhar a massa de argila sobre um tecido de algodão bem limpo ou pedaço de papel. Não usar tecido sintético ou plástico.
A espessura depende de diversos fatores sendo bom começar com menos espesso e ir aumentando aos poucos (0,5 mm até 3 a 5 cm).
Colocar a massa de argila na área a ser tratada e cobrir com faixa ou lençol.
Deixar no mínimo 30 minutos. Pode ficar ate várias horas enquanto sentir confortável.


COMPRESSSA DE ARGILA VERDE COM ARNICA E ALECRIM (Para dor muscular, artrite)
Preparar o chá de arnica e levar para gelar. Misturar o chá bem gelado com argila verde e algumas gotas de óleo essencial de alecrim. Espalhar a massa de argila sobre um tecido de algodão bem limpo ou pedaço de papel. Não usar tecido sintético ou plástico.
Aplicar sobre área a ser tratada e cobrir com faixa elástica não apertando muito.
Se estiver muito inflamado retirar assim que aquecer ou deixar agindo retirando quando sentir desconforto.


CAPACETE DE ARGILA COM OLEO ESSENCIAL DE BERGAMOTA (para dor de cabeça, stress, enxaqueca, pensamentos repetitivos, insônia).
Colocar argila em um recipiente de vidro, inox ou louça e acrescentar água pura até obter consistência pastosa. Misturar com espátula de inox ou madeira. Colocar três gotas de óleo essencial de bergamota. Aplicar diretamente na cabeça ou proteger com pano
Deixar por 30 minutos ou mais
Retirar lavando com água morna.



SAIS DE BANHO
Atuam neutralizando a carga elétrica do corpo e promovem a hidratação, deixando a pele suave.


SAIS DE BANHO ESTIMULANTE 
Sal grosso qsp (347g)
Sulfato de magnésio  10% (40g)
Lauril sulfato de sódio  2% (8g)
Alecrim planta medicinal  2% (8g)
Óleo essencial alecrim  0,1% (0,4g)
Corante verde  0,2% (0,8g)
Colocar o sal grosso em um recipiente de vidro. Acrescentar o sulfato de magnésio, as plantas medicinais e o corante
Misturar com mão protegida por luva
Colocar óleo essencial e embalar em vidro
Obs: O lauril tem função de produzir espuma não sendo necessário usar.


SAIS DE BANHO RELAXANTE
Sal grosso qsp (347g)
Sulfato de magnésio 10% (40g)
lauril sulfato de sódio 1% (4g)
lavanda planta medicinal 2% (8g)
Óleo essencial lavanda 0,1% (0,4g)
Corante violeta percentual 0,2% (0,8g)
Colocar o sal grosso em um recipiente de vidro. Acrescentar o sulfato de magnésio, as plantas medicinais e o corante
Misturar com mão protegida por luva
Colocar óleo essencial e embalar em vidro.


MÁSCARA FACIAL (Esfoliante e Nutritiva)
3 colheres de sopa de polpa de babosa,
1 colher de sopa de mel,
1 colher chá de glicerina líquida,
 colher de sopa de óleo de amêndoas,
farinha de aveia fina para dar liga.
Misturar todos os ingredientes.
Aplicar no rosto, deixando 30 minutos.
Retirar lavando com movimentos circulares.


ESCALDA-PÉS COM EUCALIPTO (Para gripe, resfriado ou sinusite)

Água com óleo essencial de eucalipto ou chá de eucalipto lima.
Fazer escalda-pés colocando água quente aos poucos.
Passar pano com água morna para fria nos pés e depois secar bem.


ESCALDA-PÉS COM LAVANDA
Água com óleo essencial de lavanda.
Relaxante e melhora a insônia.


MÁSCARA CAPILAR NUTRITIVA
½ abacate
1 colher sopa de óleo de coco
1 colher sopa de mel.
Misturar todos os ingredientes e aplicar no couro cabeludo.
Enrolar com toalha úmida aquecida.
Deixar 1 hora.
Lavar bem os cabelos.


MÁSCARA CAPILAR PARA DERMATITE SEBORRÉICA
½ abacate
5 gotas de óleo essencial de melaleuca.
Amassar bem o abacate e misturar com óleo essencial.
Aplicar no couro cabeludo e deixar por 1 hora.
Se estiver com coceira colocar toalha gelada.
 Lavar bem os cabelos.


MÁSCARA CAPILAR COM BABOSA
Colher a folha de babosa (Aloe vera)e lavar bem.
Deixar escorrendo por no mínimo 1 hora para retirada das antraquinonas (líquido amarelo tóxico)
Cortar os espinhos laterais e abrir a folha ao meio, retirar a polpa com auxilio de uma faca.
Aplicar nos cabelos deixando 30 minutos.


CATAPLASMA
É o processo de transformar por trituração, vapor ou infusão uma planta e aplicar sobre região afetada.

Exemplos:
Cambará, mastruço, arnica para dores reumáticas.
Calêndula, saião, beterraba para eczemas e dermatites.
Babosa para queimaduras.
Alfavaca para fissura de mamilos.
Folhas de batata doce e couve para furúnculos.
Cebola para febre.


CATAPLASMA DE CAPUCHINHA (Para pele com acne)
Colocar 3 colheres de sopa de sementes e folhas de capuchinha em pilão moendo bem.
Colocar em gaze.
Colocar em peneira no vapor.
Aplicar sobre a pele verificando temperatura.


CATAPLASMA DE ALECRIM (Para dores musculares)
Pilar bem 3 colheres de sopa de alecrim. Misturar com uma colher de sopa de óleo. Colocar em gaze e aplicar sobre área afetada. Cobrir com bolsa de gelo. Colocar faixa elástica. Deixar 20 minutos.


ÓLEO MEDICADO PARA MASSAGEM (Solar)
250ml de óleo de amêndoa
75g de planta seca e triturada
Colocar em vidro transparente o óleo e 25g de planta durante 9 dias no sol. Coar.
No mesmo óleo colocar mais 25g de planta. Deixar mais 9 dias no sol.
Coar e colocar o restante da planta. Deixar mais 9 dias. Coar.


ÓLEO MEDICADO PARA MASSAGEM (Calor)
Colocar em recipiente de vidro 40g de planta seca e triturada.
Umedecer levemente com álcool de cereais. Adicionar 200ml de óleo vegetal. Deixar macerando por 2 horas.
Levar ao fogo baixo em banho Maria (40 a 60 0C  de 2 a 3 horas. Filtrar em gaze prensando bem. Deixar repousar 2 dias e filtrar novamente.
Embalar em frasco âmbar e guardar ao abrigo da luz em local fresco.


LOÇÃO TÔNICA PARA PELE SENSÍVEL
4 ml de extrato de calêndula
5ml de propileno glicol
91ml de água mineral
Misturar extrato de calêndula com propileno. Colocar água. Aplicar com algodão. Conservar em geladeira.


LOÇÃO TÔNICA PARA CRAVOS E ESPINHAS
1 colher de sopa de folhas de confrei
1 colher de sopa de alecrim
1 colher de sopa de glicerina
1 xic de água mineral
5 gotas de tintura de própolis.
Fazer um chá com alecrim e confrei. Deixar esfriar e coar.
Misturar com glicerina e própolis.
Colocar em vidro e conservar na geladeira.
Aplicar na noite ou deixar na pele por no mínimo 1 hora.


LOÇÃO DE ERVAS PARA HIDRATAÇÃO DE PÁLPEBRAS E OLHOS CANSADOS
2 colheres de sopa de calendula planta medicinal
1 colher de sopa de lavanda planta medicinal
2 colheres de sopa de malva planta medicinal
1 colher de café de óleo de amêndoas
1 copo de água mineral.
Colocar as plantas em água fervente, deixar um minuto e desligar o fogo.
Acrescentar o óleo. Deixar descansar uma hora.
Coar e fazer compressas com gaze nos olhos por 15 minutos.